Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira agora o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é alimentação saudável
Confira agora o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é alimentação saudável - Foto: Shutterstock

Saúde

Alimentação saudável: 5 mitos e verdades sobre o assunto

Saiba como manter uma dieta equilibrada e saborosa durante o ano inteiro

Qualquer pessoa que decide adotar um estilo de vida saudável começa a se preocupar com os alimentos que está consumindo, e muitas dúvidas em relação à alimentação passam a surgir.

Ter uma boa alimentação é importante para que o nosso corpo esteja saudável, além disso, isso ajuda bastante quem deseja emagrecer ou ganhar massa muscular.

Contudo, não é preciso sofrer para fazer dieta durante o ano, por isso, separamos alguns mitos e verdades para que você realmente se alimente bem. Confira:

1 – Carboidrato engorda?

Mito! Muitas pessoas acreditam que o carboidrato engorda, mas isso é mito, já que ele é uma ótima fonte de energia. Aliás, o que faz com que seu organismo acumule gordura é o superavit calórico e o consumo exagerado, com pouco, ou nenhum, estímulo da atividade física. Vale ressaltar que o carboidrato é fundamental para o corpo e sua ausência pode provocar muitos distúrbios metabólicos.

2 – Leite faz mal para a saúde?

Depende! O leite comprado no mercado contém componentes artificiais para conservação, por isso, pensando na qualidade da alimentação, o seu consumo em excesso pode ser prejudicial para a saúde.

As proteínas presentes na bebida, inclusive, são consideradas alergênicas, e se o seu organismo tolera bem a ingestão, não existem motivos para se preocupar. Mas lembre-se de não exagerar!

3 – O prato precisa ter ingredientes variados?

Verdade! Para ter uma boa refeição é preciso ter um prato composto pelos seguintes alimentos: energéticos (cereais, grãos e tubérculos); construtores (carnes, peixes e leguminosas) e reguladores (vegetais, folhagens e legumes).

É recomendável 50% reguladores, 25% construtores e 25% energéticos, mas isso pode variar de acordo com o seu objetivo também devido às condições do seu organismo.

4 – É melhor consumir alimentos integrais?

Verdade! Ingerir alimentos integrais é a melhor na maioria das vezes. Os alimentos integrais possuem maior concentração nutricional, por isso, ajudam a melhorar o intestino e o equilíbrio do corpo.

Além disso, eles promoverem energia de forma duradoura. Contudo, é preciso consumi-lo de forma equilibrada, já que mesmo na versão integral, os alimentos contêm calorias, gorduras e sódio.

5 – Existem alimentos que emagrecem?

Mito! Nenhum alimento sozinho é capaz de ajudar na queima de gordura do corpo. Para alcançar resultados positivos, é preciso conciliar uma boa alimentação com a prática de exercícios físicos. Só através dessas atitudes o indivíduo conseguirá perder peso e também a manter a saúde em dia.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê