Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Alopecia: conheça as causas e o tratamento da condição
A alopecia pode estar associada a estresse e falta de vitaminas - Foto: Shutterstock

Saúde

Alopecia: conheça as causas e o tratamento da condição

A alopecia provoca a queda de cabelos e de pelos em várias partes do corpo; especialista explica a condição

Recentemente, a influenciadora Belle Silva, esposa do jogador de futebol Thiago Silva, usou o Instagram para falar sobre o seu processo de tratamento contra a alopecia que vem fazendo há um bom tempo.

A influenciadora explicou para seus seguidores que sofre com a condição desde a sua primeira gestação. Desde então, ela vem tentando métodos para fazer com que os fios nasçam novamente. 

A alopecia ou calvície é uma condição médica que causa a queda de cabelos e também perda de pelos em uma ou várias áreas do corpo. A perda pode ser parcial ou total, temporária ou permanente, e pode afetar tanto homens como mulheres de qualquer idade.

A médica Flávia de Almeida Costa, explica que a doença pode se apresentar de vários padrões e formas. “Podemos observar que existem diversos tipos, como a alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia cicatricial, alopecia por tração, entre outras”. 

Causas da alopecia

A alopecia possui diversos fatores, como estresse, reação hormonal, medicamentos ou uso inadequado de algum produto. Outra causa é a deficiência de proteínas ou de substâncias como ferro, zinco e biotina.

Além disso, pode ser provocada por doenças como hipertireoidismo e hipotireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano, entre outras. A seguir, você confere outros setes sinais que podem indicar a presença da condição. 

  • Queda de cabelo excessiva: A perda de cabelo é um dos principais sintomas da alopecia. Isso pode ocorrer em qualquer área do corpo com pelos.
  • Padrão de perda de cabelo: Na alopecia androgenética, a perda de cabelo ocorre em um padrão distintivo, com uma linha de cabelo recuando ou áreas calvas em determinadas áreas. 
  • Falhas no cabelo: A alopecia areata causa falhas no cabelo redondas ou ovais, na cabeça ou em outras áreas do corpo. 
  • Afinamento do cabelo: Em algumas formas de alopecia, o cabelo pode parecer mais fino e mais fraco do que o normal antes de cair. 
  • Coceira e dor: Algumas pessoas com a condição podem sentir coceira ou dor na área afetada. 
  • Mudanças na textura do cabelo: Algumas formas de alopecia podem causar cabelos quebradiços ou com textura diferente. 
  • Perda de pelos em outras partes do corpo: Em casos mais graves, pode ocorrer a perda de pelos em outras partes do corpo, como sobrancelhas, cílios, barba e pelos pubianos. 

Tratamento

A especialista esclarece que o tratamento da alopecia depende de qual tipo a pessoa apresenta. No entanto, de maneira geral, pode incluir o uso de antibióticos específicos e outros medicamentos.

“O ideal é sempre consultar um médico dermatologista ou tricologista, para que ele avalie qual o melhor método para minimizar a perda intensa dos fios”, conclui Flávia, que atua na clínica Novofio.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialista fala sobre as apostas de maquiagem para a estação e como aderir a essas tendências

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Receitas

Inverno aumenta o consumo de alimentos calóricos, o que exige atenção e cuidados com a alimentação