Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cuide da saúde mental do cérebro com essas medidas simples
Cuide da saúde mental do cérebro com essas medidas simples - Shutterstock

Saúde

Atividades que ajudam a melhorar a saúde do cérebro

Várias atividades podem ser benéficas para o cérebro, e algumas delas você nem imagina; veja dicas de especialista

A procura por cuidados com a saúde do cérebro é algo que tem apenas crescido nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19. E essa preocupação não é sem motivos, já que somos, cada vez mais, expostos a coisas e situações que desgastam a nossa mente.

“Somos constantemente bombardeados, por exemplo, com informações, atualizações, demandas ativas e passivas, que podem gerar um enorme amontoado de estresse, ansiedade, insônia e síndrome de burnout”, exemplifica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista e membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

Porém, muitas vezes pensamos que, para melhorar a saúde do cérebro, é preciso tomar medidas grandiosas e que fogem do nosso dia a dia e, por isso, acabamos não fazendo isso. Mas não é verdade, viu? Existem atividades bem simples e, em alguns casos, até divertidas que podem ajudar a nossa mente.

Confira seis delas elencadas pelo Dr. Batistella:

1 – Praticar exercícios

É um erro pensar que os exercícios são bons apenas para o nosso corpo, viu? Na verdade, a mente também é bem beneficiada por eles. “Os exercícios regulares podem auxiliar na redução do estresse, manutenção do peso durante um período de maior tendência a consumir alimentos calóricos e bebidas alcoólicas, além de ajudar no sono”, diz o neurologista.

2 – Ouvir música

É isso mesmo! Naquele momento em que você está se divertindo ouvindo uma música que ama, o seu cérebro também está sendo beneficiado.

“Esse é um hábito que traz comprovadamente benefícios para o cérebro, mas, obviamente, depende do estilo musical escolhido e como ele é usado. Músicas podem ativar diversas áreas do cérebro em concomitância, auxiliando no aprendizado, foco. Mas podem também prejudicar um aprendizado se forem músicas com letras que tomem a atenção do paciente. Acaba sendo algo pessoal, e cada pessoa vai encontrar sua playlist dedicada ao momento”, diz o Dr. Batistella.

3 – Desenvolver novas habilidades manuais

“Pode ser muito bom para algumas pessoas desenvolver atividades manuais, justamente por serem um tipo de terapia em diversos contextos”, conta o Dr. Batistella. Nesse sentido, as opções são praticamente infinitas – você pode, por exemplo, preferir desenhar, pintar, fazer outros tipos de artesanatos, entre várias outras ideias.

4 – Ter contato com a natureza

Viu como coisas bem simples e divertidas podem ser bem boas para a saúde do cérebro? O contato com a natureza, por exemplo, causa estímulos bem positivos nessa área do nosso organismo.

5 – Visitar pessoas queridas

Fortalecer os vínculos com a família também costuma ser uma boa opção para o cérebro. Mas é preciso ter cuidado, já que isso depende do quão saudável é o seu ambiente familiar. “Ficar em ambientes sociais ruins ou com desavenças acabaria sendo prejudicial”, diz o neurologista.

6 – Não fazer nada

É isso mesmo que você leu! Reservar um tempo para ficar, literalmente, sem fazer nada também é uma boa alternativa para melhorar a saúde do cérebro. “Pode ser muito benéfico tirar um tempo para si. Cabe aqui também incentivar a atividade de meditação, assim como o mindfulness, hoje tão em alta”, finaliza o Dr. Batistella.

Mais notícias como essa

Beleza

Hidratar a pele antes e após a depilação e evitar água quente é fundamental para garantir uma pele saudável e macia

Receitas

Seu ovo cozido sempre fica com aqueles “buraquinhos” de unha? Descubra truque prático para descascar o alimento sem esse problema

Casa & Decor

Diferentes plantas precisam ser regadas com diferentes frequências; descubra como saber de quanta água as suas necessitam

Receitas

Os benefícios do frango para a saúde do organismo são vários; entenda melhor quais são eles e como consumir o alimento