Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dor nas costas durante a menstruação é normal? Especialista explica
A dor nas costas é sintoma do ciclo menstrual - Foto: Shutterstock

Saúde

Dor nas costas durante a menstruação é normal? Especialista explica

Alterações hormonais, retenção de líquido e contrações uterinas são alguns dos motivos das dores nas costas durante o ciclo menstrual

A maioria das mulheres sente desconforto durante a menstruação. A dor nas costas, por exemplo, atinge cerca de 46% das brasileiras, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). 

A dor nas costas durante o período menstrual ocorre devido a uma combinação de fatores físicos e hormonais, conforme explica o ortopedista Bruno Fabrizio, especialista em cirurgias de coluna.

“Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, flutuam. Essas mudanças podem afetar os tecidos e músculos, levando a sensibilidade e dor em várias partes do corpo, incluindo a coluna”, afirma.

O especialista explica que durante a menstruação, o útero se contrai para ajudar a eliminar o revestimento uterino. Essas contrações podem causar dor pélvica e irradiar para as costas. Além disso, a retenção de líquido também pode colaborar para o desconforto na região. 

“Algumas mulheres sofrem com retenção antes e durante a menstruação. Isso pode causar inchaço nas articulações e músculos, o que, por sua vez, pode levar ao desconforto na coluna”, pontua. 

Sintoma de endometriose

Além destes, a endometriose é outra causa para a dor na lombar no período do ciclo menstrual. A condição é provocada pela migração do tecido que reveste a cavidade uterina para outras partes do corpo, incluindo a coluna vertebral. 

“Isso pode causar dor crônica nas costas que piora durante a menstruação”, enfatiza Bruno. Segundo ele, algumas mulheres também podem experimentar uma série de sintomas físicos e emocionais antes da menstruação, que podem incluir sensibilidade na coluna e dor. 

Como reduzir as dores?

De acordo com Bruno, “durante a menstruação, as mudanças hormonais e físicas podem afetar a postura e a forma como as mulheres se movem. Isso pode levar a uma tensão muscular que resulta em dor nas costas”.

Por isso, para reduzir o desconforto, ele recomenda realizar atividades físicas e exercícios para corrigir a postura. Também é fundamental procurar ajuda médica para diagnosticar e tratar o problema, principalmente se a dor for persistente. 

“Se você está enfrentando dores nas costas durante a menstruação, é aconselhável procurar orientação médica. O especialista pode ajudar a determinar a causa e sugerir tratamentos apropriados, como analgésicos, fisioterapia ou terapias hormonais, dependendo do diagnóstico”, finaliza.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Finanças e Empreendedorismo

Ensinar educação financeira para crianças é um passo fundamental para prepará-las para a vida adulta

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres