Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja no que mais a meditação pode te ajudar
Veja no que mais a meditação pode te ajudar - Foto: Shutterstock

Saúde

Meditação: conheça 5 benefícios da prática para o corpo e a mente

Saiba quais benefícios a prática pode proporcionar para o seu corpo e para a sua mente

A meditação é uma excelente opção para quem deseja se aprofundar em seus pensamentos e atitudes, já que através do relaxamento geral é possível desenvolver técnicas para lidar melhor com a rotina.

Os exercícios proporcionam diversos benefícios, já que envolve tanto o físico quanto a mente, e promove uma verdadeira sensação de bem-estar. Para você entender melhor a prática da meditação, veja os cinco benefícios que ela proporciona para sua vida. Confira:

1 – Melhora a imunidade

Se gripes, resfriados, infecções são recorrentes na sua vida, isso significa que o seu sistema imunológico está precisando de uma ajudinha para funcionar melhor. A meditação pode contribuir para isso, pois ajuda a melhorar a forma com que a pessoa lida com o estresse e a ansiedade. Além disso, através da prática, as defesas do organismo são ampliadas, aumentando o bem-estar.

2 – Ajuda a turbinar a memória

A meditação ajuda a reestruturar o cérebro, tanto no que se refere à parte neuroquímica quanto ao funcionamento cerebral. Desse modo, é possível treiná-lo para um melhor raciocínio.

3 – Ter um coração saudável

Segundo uma pesquisa realizada pelo especialista em medicina preventiva Robert Schneider (publicada pela Associação Americana do Coração), praticar entre 15 a 20 minutos por dia, seguindo as instruções de um especialista da área, ajuda na redução dos problemas cardíacos.

4 – Controle dos problemas emocionais

A meditação é um exercício guiado pelo controle da respiração, que resulta na melhora das questões relacionadas à mente, por isso, doenças como ansiedade e depressão são combatidas com maior facilidade. Além disso, os pensamentos negativos comuns em pessoas depressivas também podem ser afastados através da prática da meditação.

5 – Deixar o corpo em forma

Praticar a meditação não ajuda na queima de calorias, contudo, ela pode ajudar a controlar o seu peso, já que a saúde gastrointestinal é beneficiada com esse método, prevenindo problemas no corpo.

Segundo um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os níveis dos hormônios cortisol e estresse podem ser reduzidos ao meditar, e como eles tem relação direta com a produção de gordura abdominal, a chance de diminuir o ponteiro da balança é muito maior.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez