Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Posição para dormir: qual é a forma correta?
Algumas posições para dormir são contraindicadas por especialistas - Foto: Shutterstock

Saúde

Posição para dormir: qual é a forma correta?

Todas as posturas trazem prós e contras que podem ir mudando ao longo da vida e de acordo com as condições de saúde; saiba mais

Assim como a temperatura ideal do chuveiro ou a quantidade de pó de café para uma boa xícara, a posição para dormir é uma questão de preferência pessoal. Porém, se você costuma acordar com dores nas costas ou com o pescoço “travado”, é sinal de que algo está errado.

Muitas vezes, não é nem como você dorme, mas o tipo de travesseiro que utiliza para a sua posição preferida. Além de firmeza ou maciez, ele deve ter altura suficiente para dar o suporte adequado para o seu pescoço e para a posição do seu sono. A posição “de barriga para cima”, por exemplo, é considerada por muitos médicos uma das melhores posições para dormir.

Ao deitar desta forma, a gravidade cumpre o papel de manter o corpo centrado na coluna espinhal, que fica menos pressionada e não passa por grandes contorcionismos durante a madrugada. Além disso, essa é a melhor posição para quem quer evitar rugas, pois não “achata” o rosto, nem fricciona a pele contra a fronha.

Dormir “de barriga para cima” promove o alinhamento da coluna
Dormir “de barriga para cima” promove o alinhamento da coluna – Foto: Shutterstock

No entanto, ela é contraindicada para quem tem dores na lombar ou sofre de apneia obstrutiva do sono, que pode se intensificar quando se dorme assim. Mulheres grávidas também devem evitar a posição pelo mesmo motivo: ela está associada a mais eventos de dessaturação de oxigênio.

Portanto, a dica para quem gosta de dormir com a barriga para cima é manter a cabeça “olhando para o teto”. Para isso, use um travesseiro mais fininho e coloque uma almofada sob os joelhos para garantir mais conforto.

E de bruços, pode? 

Estima-se que apenas 17% da população caia no sono assim e os médicos agradecem. A recomendação é que essa posição seja evitada pela maioria das pessoas. Isso porque ela tenciona a coluna e o pescoço e pressiona as juntas dessas mesmas áreas. Por outro lado, dormir de bruços pode beneficiar pessoas com hérnia ou doença degenerativa do disco. Fora que diminui o ronco e alivia sintomas de apneia leve.

A dica para dormir de bruços é usar um travesseiro bem fininho para diminuir a tensão nos ombros e pescoço e dormir com as pernas estendidas, pois a torção da cintura e lombar para deixar uma perna recolhida pode forçar a coluna e causar dores no dia seguinte.

Dormir de lado

Essa é uma boa posição para quem sofre de refluxo, mas com o corpo virado para a esquerda. Isso porque o estômago e intestinos estão voltados para esse lado, facilitando a passagem dos alimentos por eles graças à ação da gravidade. Também é bom para o coração porque impede o bloqueio da artéria aorta e, assim como “de bruços”, reduz potencialmente o ronco e alguns sinais de apneia.

Dormir do lado esquerdo é a melhor posição para pessoas com refluxo
Dormir do lado esquerdo é a melhor posição para pessoas com refluxo – Foto: Shutterstock

A parte ruim, porém, e neste caso para quaisquer dos lados, é que pode ocasionar tensão nos ombros e gerar dor na mandíbula com ramificações por toda a cabeça, além de “adormecer” o braço e potencialmente aumentar as rugas no rosto. Para evitar essa tensão, escolha um travesseiro mais alto, que dê um suporte à cabeça de forma que o pescoço fique alinhado à coluna.

Agora, para quem não está acostumado a dormir de lado, comece colocando travesseiros dos dois lados do corpo. Desta forma, você simula a segurança que a barriga apoiada no colchão proporciona.

Sono em posição fetal

Você é daquelas pessoas que dormem “encolhidas”, parecendo um pacotinho de presente? Essa é a chamada posição fetal e é altamente recomendada para pessoas com hérnia de disco porque reduz a torção na coluna e alivia a dor nas articulações, além de reunir ainda os benefícios de dormir de lado.

É preciso apenas ter cuidado para não “apertar” em excesso o corpo e acabar tensionando demais os músculos. Ao invés de uma manhã com energia, você terá que lidar com dores pelo corpo.

A posição certa para dormir

Em suma, não existe posição certa para dormir, todas têm prós e contras. De fato, algumas delas são mais recomendadas por questões de saúde, mas de maneira geral, a melhor opção é aquela em que você se sente mais confortável e dorme melhor.

Fonte: especialistas da Projeto Persono.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento