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Pessoas devem dormir agasalhadas no invernoo das pessoas
Pessoas devem dormir agasalhadas no inverno (Crédito: Shutterstock)

Saúde

Sono no inverno: especialista dá dicas para dormir bem nos dias frios

Você tem dificuldade em dormir quando as temperaturas caem? Saiba os motivos e como ter uma boa noite de sono no inverno

O inverno é uma das estações que mais dá vontade de dormir, né? Mas, para algumas pessoas, a queda de temperatura mais atrapalha do que ajuda nesse sentido. Segundo dados de um estudo realizado pela SleepUp, uma plataforma que utiliza terapia digital para ajudar no tratamento da insônia, 24% dos entrevistados afirmaram dormir com mais dificuldade durante o inverno, enquanto que aproximadamente 46% acham que o frio em si, é o principal fator que atrapalha o sono. Por fim, para mais de 23% das pessoas, os problemas respiratórios comuns desse período acabam prejudicando o sono.

Ainda de acordo com o estudo, como forma de minimizar o impacto das baixas temperaturas na hora de descansar, os indivíduos analisados revelaram recorrer a algumas estratégias. Porém, como mostra a pesquisa, 44% dessas pessoas estão adotando comportamentos que mais prejudicam do que ajudam na qualidade do sono — 13% declararam utilizar os aparelhos eletrônicos para caírem no sono.

Fatores que atrapalham o sono no inverno

O diretor de pesquisa da SleepUp, Gabriel Pires, alerta que utilizar eletrônicos antes de dormir é um dos maiores fatores que prejudicam o sono, causando justamente o efeito oposto: o atraso no processo de adormecer.

Além do celular, o clima do cômodo também influencia para um sono regulado. Estudos indicam que a temperatura ambiente ideal para proporcionar um bom descanso à noite é entre 18 °C e 22 °C. Dessa forma, é muito comum que com a chegada do inverno as pessoas sintam impactos na qualidade do sono.

Além do frio, o uso do celular na cama também atrapalha o sono
Além do frio, o uso do celular na cama também atrapalha o sono (Crédito: Shutterstock)

De acordo com Gabriel, o sono é muito importante para a imunidade, e ficar sem dormir, ou dormir mal, pode prejudicar o sistema imunológico e a resposta imune, tornando as pessoas mais suscetíveis a gripes e resfriados, além de intensificar quadros de rinite, sinusite, alergia ou asma.

O especialista também lembra que quando relaxamos e dormimos, a nossa temperatura corporal diminui, dessa forma, é preciso se proteger bem da friaca. “Somado a isso, as madrugadas são, normalmente, mais frias. Assim, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes antes de dormir para que esse frio excessivo durante a noite não cause despertares noturnos e não prejudique o descanso”, completa.

Portanto, para ter uma noite de sono mais tranquila, confira 6 dicas para dormir melhor nos dias gelados:

1. Ficar aquecida melhora o sono no inverno

Utilize pijamas ou roupas quentes e confortáveis para dormir. Além disso, tenha um cobertor reforçado e de fácil acesso para o caso de sentir mais frio durante a noite; no entanto, cuidado para não se aquecer demais, pois isso também pode atrapalhar o sono.

2. Cuide da sua alergia

Se você tiver asma, rinite ou outros problemas respiratórios, evite cobertores ou roupas que possam causar alergia.

3. Uma bebida quente pode ajudar!

Bebidas quentes ajudam a aquecer e relaxar, mas não exagere na quantidade para não ter que acordar durante a noite para ir ao banheiro.

4. Evite bebidas que prejudicam o sono

Evite bebidas alcoólicas, cafeína e outros tipos de estimulantes, como chá-mate ou chá-verde. Eles podem te manter acordada durante a noite. 

5. Não use itens eletrônicos

Pode ser tentador passar mais tempo deitado debaixo das cobertas, mas evite permanecer na cama além do período em que de fato for dormir – ou seja, não fique vendo TV, usando internet ou celular.

6. Não use remédios para dormir sem prescrição

Não recorra a remédios para dormir sem acompanhamento médico, dê preferência a soluções não farmacológicas e que tratam as causas do problema.

Fonte: Gabriel Pires, diretor de pesquisa da SleepUp.

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