Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Sobrancelhas: veja os riscos à saúde ao tirar e descolorir os pelos
As sobrancelhas ajudam a proteger os olhos - Foto: Reprodução / Instagram / @luisasonza / @kendalljenner

Beleza

Sobrancelhas: veja os riscos à saúde ao tirar e descolorir os pelos

Procedimentos podem causar lesões oculares e provocar irritação na pele; especialista explica como prevenir

As sobrancelhas são um elemento importante do rosto e podem fazer toda a diferença na aparência de uma pessoa. Porém, a prática de tirar e descolorir as sobrancelhas podem ser prejudiciais à saúde. 

Isso mesmo! A tendência crescente de deixar as sobrancelhas imperceptíveis ou descoloridas tem chamado a atenção de especialistas. Os profissionais alertam sobre possíveis riscos à saúde ocular e capilar associados a essas práticas. 

A professora Domane Ribeiro, do Instituto Estúdio Mais, destaca que as sobrancelhas têm uma função essencial na proteção dos olhos. Isso porque elas impedem a entrada de suor e outras impurezas, dificultando o contato com microorganismos. 

“Remover completamente os pelos das sobrancelhas pode comprometer essa função de proteção e não é recomendado para a saúde ocular”, adverte a profissional da rede de clínicas de medicina e estética.

Riscos e cuidados ao descolorir as sobrancelhas

Além da remoção completa dos pelos das sobrancelhas, a descoloração dos pelos também pode danificar a região e provocar problemas irreversíveis

De acordo com a especialista, “quando os pelos são descoloridos, as moléculas sob estresse podem levar a ressecamento, queda ou quebra dos pelos, com danos que podem ser irreparáveis.”

Portanto, se você tem a pele sensível, é melhor evitar esse tipo de procedimento, uma vez que os produtos podem irritar a pele, provocando vermelhidão e coceira. Ou, ainda, reações alérgicas, causando eczemas ou urticárias. 

Por isso, antes de descolorir as sobrancelhas, é extremamente importante realizar um teste de compatibilidade, pois assim você consegue descobrir se se tem alguma sensibilidade aos compostos do descolorante. 

O processo é similar ao que fazemos com as mechas dos cabelos e pelinhos dos braços e pernas. Ou seja, basta aplicar o produto em alguma área menos sensível próxima ao rosto e observar se há reação à substância. Em caso de irritação, procure imediatamente ajuda médica.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável