Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
As flores precisam de cuidados específicos no inverno
As flores precisam de cuidados específicos no inverno - Shutterstock

Estilo de Vida

O inverno chegou! 4 dicas para cuidar das plantas na estação

Descubra como cuidar das suas plantas para que elas passem pelo inverno super saudáveis e sem grandes problemas

Basta o inverno chegar para que tudo mude na sua rotina. E, do mesmo modo que as pessoas adotam novas medidas para enfrentar as baixas temperaturas, como usar mais roupas, comer comidas quentinhas e se prevenir contra doenças típicas da estação, outros seres vivos também são impactados pela mudança climática e precisam de ajustes nos cuidados. 

Esse é o caso de plantas e flores, que podem ter o comportamento alterado durante o frio, precisando de mais atenção e algumas modificações em seu dia a dia. Afinal, fatores como ventos excessivos e falta de luz solar afetam diretamente o jardim caseiro

“Com menos luz, grande parte das plantas hibernam, o que significa que estão economizando energia para conseguir florescer na estação seguinte” conta Rafael Pelosini, CEO e fundador da startup de agricultura, Yes We Grow.

Nesse momento, portanto, alguns cuidados são imprescindíveis para garantir a saúde das folhas e flores e evitar possíveis danos a elas. Para aprender melhor a como cuidar da área verde de seu lar durante o inverno, confira 4 dicas valiosas do profissional:

Regue com a frequência certa

Entender como e quando regar as plantinhas é o primeiro passo para mantê-las vivas. Sendo assim, a indicação é que a frequência das regas seja diminuída durante a estação

“O excesso de água pode provocar o apodrecimento da raiz e folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos. Dessa forma, indica-se regar o jardim nas primeiras horas da manhã. Caso contrário, com a rega no período noturno a água ficará acumulada nos pratos.”, orienta Rafael. 

Use a estação para fazer a poda

Segundo o especialista, o final da estação é o momento ideal para podar, porque, com o período de dormência, o jardim é potencializado para crescer próximo da primavera. Assim, as plantinhas estarão favoráveis para receber e distribuir nutrientes logo que as temperaturas comecem a subir. 

Continue a adubação

Quando o assunto é adubação, independentemente da estação, deve-se seguir um calendário padrão. Ou seja, adubar a cada três meses, para que exista uma manutenção nutricional necessária e suficiente. 

Fique de olhos nos dias de frio mais intenso

Apesar de o inverno ser repleto de temperaturas mais baixas em todos os meses, em alguns dias o frio pode ser ainda mais intenso. Então, é preciso estar atento para proteger as plantas com antecedência. 

“Uma opção para estes dias é o uso de uma cobertura para o jardim, como uma lona, que protegerá termicamente o espaço. Lembre-se, porém, de retirá-la antes do sol nascer. Para plantas menores, se possível, é preferível deixar os vasos dentro de casa” aconselha Rafael. 

Por fim, vale lembrar que, apesar de estarmos no inverno, as temperaturas neste ano têm estado mais quentes. Assim, é preciso se atentar não apenas à estação, mas também à real temperatura do período, para saber quais cuidados tomar com as plantas.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose