Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O 'Viva Magenta' foi eleito como a cor de 2023 pela Pantone
O 'Viva Magenta' foi eleito como a cor de 2023 pela Pantone - Foto: Reprodução / Instagram / @pantone

Casa & Decor

Viva Magenta: 4 dicas para usar a cor de 2023 na decoração da casa

Arquiteta dá dicas de como aplicar a cor de 2023 nos mais variados ambientes; confira e aplique na sua casa

Desde 2000, a Pantone Color Institute, empresa americana de consultoria de cores, elege uma cor do ano. E a escolhida para 2023 já foi anunciada: é nada mais, nada menos, que o Viva Magenta. Essa cor possui um tom específico e vibrante de vermelho sendo inspirada na natureza, transmitindo vigor, energia, alegria e poder.

O anúncio da cor do ano é muito importante no mundo da decoração. Isso porque ele reflete tendências de comportamento e preferências dos consumidores, além de influenciar os produtos de consumo de design, moda, arquitetura e decoração de imóveis. Assim, o Viva Magenta deve ser uma grande tendência para o lar em 2023.

Quer saber como usar essa cor na sua casa também? Confira as dicas da arquiteta Lorena Santos a seguir:

Móveis

É possível aplicar a cor nos móveis planejados ou em itens como poltronas, cadeiras, sofás. Porém, nesse caso, é preciso tomar cuidado para o ambiente não ficar carregado demais.

“A dica para não carregar o ambiente é combinar a Viva Magenta com tons mais sóbrios ou, para quem quiser realmente ousar, apostar em um ambiente monocromático. É uma aposta diferente para a criação de ambientes elegantes”, sugere Lorena.

Cabe destacar também que as cores conseguem aumentar ou diminuir um ambiente. E, em imóveis amplos, combinar móveis de tons mais escuros com os tons mais claros deixa o cômodo mais aconchegante.

O Viva Magenta aparece de várias formas na decoração, inclusive nos móveis
O Viva Magenta aparece de várias formas na decoração, inclusive nos móveis – Foto: Shutterstock

Almofadas, quadros e tapetes

Mas não é só em objetos grandes, como os móveis, que o Viva Magenta pode aparecer, viu? Usar o tom nos detalhes também pode ser uma ótima opção. “Sugiro utilizar a cor como ponto central em um ambiente monocromático. Essa estratégia “levanta” o ambiente e deixa o espaço mais descontraído”, explica Lorena.

Itens curingas, como as almofadas, são ótimas para dar esse novo ar ao ambiente. Mantas, quadros e tapetes também são boas opções para brincar com a cor, fazendo uma mescla com outras tonalidades, estampas e sobreposições de texturas diferentes.

Paisagismo e arranjos florais

Ao analisar o círculo cromático, a cor complementar que contrasta com a Viva Magenta é o verde. Dessa forma, a cor 2023 é ideal para projetos paisagísticos, viu?

“Existem folhagens roxas avermelhadas, como, por exemplo, as de Lambari Roxo, Colocasia, Esculenta Roxa, Abacaxi Roxo e Trapoeraba Roxa. Essas plantas conferem um toque especial, alegre e criativo ao ambiente”, indica Lorena.

Em apartamentos e ambientes indoor, é possível desfrutar da Viva Magenta em arranjos florais pela casa. “Uma opção interessante é combinar a cor Viva Magenta com cores primárias como azul, amarelo e vermelho. São composições que saem do lugar comum e trazem vida ao cômodo”, sugere a arquiteta.

Paredes, pisos e tetos

O papel de parede é uma aposta para quem quer mudar o visual, mas sem aplicar a vibrante cor na parede inteira. Como resultado, a composição garante um ambiente arrojado e divertido.

Para os mais discretos, a sugestão é combinar o tom de magenta com cores como preto, branco e cinza. Outra opção é investir na composição com tons amadeirados e off-white, criando ambientes rústicos e ao mesmo tempo aconchegantes.

Além disso, não são só as paredes que podem receber a cor do ano. “Também é possível aplicar nos forros e roda-teto ou, até mesmo, nos pisos para uma proposta ousada”, diz a especialista.

Fonte: Lorena Santos, arquiteta do Grupo A.Yoshii.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialista fala sobre as apostas de maquiagem para a estação e como aderir a essas tendências

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Receitas

Inverno aumenta o consumo de alimentos calóricos, o que exige atenção e cuidados com a alimentação