Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista revela técnica que ajuda a cultivar a gratidão e o merecimento para ter uma vida próspera e feliz
Aprenda como praticar a gratidão e cultivar o merecimento em sua vida - Foto: Shutterstock

Comportamento

Gratidão e merecimento: saiba como cultivar na sua vida

Especialista revela técnica que ajuda a cultivar a gratidão e o merecimento para ter uma vida próspera e feliz

A gratidão e o merecimento são dois processos que, apesar de distintos, juntos, potencializam a prosperidade e ativam a felicidade em nossa vida. Mas para quem tem dificuldade em colocá-los em prática, a escritora Saschi Schmidt revela uma técnica que pode ajudar a cultivar a gratidão e o merecimento no dia a dia. 

A técnica propagada por Saschi nada mais é que fazer um diário tanto para a gratidão, quanto para o merecimento. Segundo a especialista em psicologia positiva, colocar os pensamentos por escrito no papel pode ajudar a entender o que deseja e aonde quer chegar. 

“Hoje, muitas pessoas falam sobre o caderninho da gratidão, o pote da gratidão, para ajudar você a melhorar a sua experiência de vida, a olhar melhor para tudo que tem ao seu redor. Porém, esse processo não faz todo o trabalho de ampliação do merecimento. Ajuda, mas existem outras atitudes que precisam ser tomadas, e o diário da gratidão e do merecimento tem exatamente essa função mais completa”, diz.

Como fazer o diário?

O processo para fazer o diário é muito simples: basta pegar um caderninho e, de um lado, escrever “gratidão” e, do outro, “merecimento”. “Pode fazer de cima para baixo um e de cabeça para baixo o outro; ou no mesmo dia, primeiro a parte da gratidão e a segunda parte do merecimento. Eu gosto de usar cada metade, acho mais fácil”, explica Saschi. 

Já para fazer o diário do merecimento, separe pelo menos cinco minutos no final do seu dia, antes de dormir, e escreva tudo o que fez para ser merecedor da sua vida durante o dia. A tarefa pode ser difícil, já que aprendemos a valorizar só coisas grandiosas, quando coisas que parecem pequenas, podem ser tão importantes quanto estas que são mais evidentes. Mas não deixe de colocar suas conquistas no papel. 

Como escrever no diário

Na parte da gratidão, todos os dias, pela manhã, você vai, por cinco minutos pelo menos, lembrar do que você é grato e por quê. “Eu, por exemplo, sempre coloco o motivo para entender porque estou valorizando cada ponto que sou grato. Isso vai te ajudar a saber quem você é, ou seja, como seu sistema operacional está funcionando para você ter a vida que tem”, esclarece Saschi

Dessa forma, a especialista explica que você consegue melhorar, mudar e lapidar onde precisa. “Para ter um novo resultado, é preciso alterar seu sistema operacional. Analisar pelo que é grato e o porquê, ajuda a revelar suas crenças, valores, medos e tudo mais que faz você agir da forma que age e ter o resultado de vida que tem”. 

A parte do merecimento, por sua vez, determina até onde consegue ir, o quão alto pode chegar e muitas vezes é ele que trava a sua vida no mesmo lugar, escolhendo os mesmos tipos de pessoas para se relacionar, ter uma certa quantidade de riqueza, ou um certo nível de elevação na área profissional e, por isso, precisamos cuidar dele e sempre buscar elevá-lo para que assim consigamos melhorar nossa qualidade de vida.

Dificuldade em se sentir merecedor 

Saschi esclarece que o que nos faz sermos merecedores de nossa vida está relacionado a nossa entrega ao mundo, em como nós melhoramos a cada dia, como admiramos, respeitamos e cuidamos da natureza e de tudo que faz parte dela incluindo todos os reinos mineral, vegetal, animal e humano. Então, se você parou para valorizar qualquer detalhe da vida que tem ou da natureza, se fez merecedor. 

“Infelizmente, temos uma cultura que menospreza o mínimo e só busca o máximo e aí, nem um e nem outro é feito, pois sem o mínimo, não alcançamos degraus mais elevados. Então, valorize cada etapa da sua entrega e do seu crescimento, e fazendo o diário, irá lhe ajudar a ter consciência de como você é merecedor, fazendo com que se torne a pessoa que cria uma vida melhor a cada dia de forma sustentável, pois é baseada na sua melhor entrega ao mundo”, finaliza Saschi. 

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil