Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Os livros podem ser grandes aliados contra a depressão e a ansiedade
Os livros podem ser grandes aliados contra a depressão e a ansiedade - Shutterstock

Comportamento

A leitura pode te ajudar a combater depressão e ansiedade! Veja dicas

Além de aliviar os sintomas de ambos os problemas, ler um livro também pode te ajudar em muitas outras situações

Depressão e ansiedade são transtornos que merecem atenção e precisam de tratamento. Por isso, realizar consultas com especialistas e fazer terapia, por exemplo, são atitudes essenciais. Mas você sabia que ler livros também pode ajudar a combater esse problema?

Sim, isso mesmo! A leitura pode funcionar como uma ferramenta importante para o tratamento de ambas as doenças, pois possui função terapêutica e pode ajudar a reduzir os sintomas. Não à toa, a leitura foi um recurso bastante usado pelas pessoas durante o período de isolamento social para manter a mente saudável.

Mas como fazer isso? Veja a seguir algumas dicas de William Costa, fundador de uma rede social ligada ao universo dos livros:

Torne a leitura um hábito

Às vezes, é difícil encontrar um tempo por dia ler… No entanto, a leitura de poucas páginas todos os dias já pode fazer maravilhas pela sua saúde mental, sabia? Entre as vantagens de ler um livro estão: o estímulo de emoções, o alívio de angústias pessoais, o exercício da empatia através da identificação com personagens, além da ajuda para enxergar a vida de novas maneiras.

Quando o assunto é depressão e ansiedade, esse hábito ajuda a diminuir os níveis de hormônio de estresse no corpo, o que desacelera o ritmo dos pensamentos e da respiração, proporcionando um estado de calma. Legal, né?

Não quer ler sozinho? Crie um Clube do Livro

Criar um Clube do Livro, seja ele presencial ou online, é uma ótima alternativa para pessoas que não gostam de ler sozinhas. Assim, você vai ter com quem conversar sobre as obras e histórias.

Para quem enfrenta a depressão e ansiedade, estar com boas companhias pode ser ótimo para trocar experiências pessoais sobre o assunto, formando uma verdadeira rede de apoio. Vocês ainda podem ajudar uns aos outros para que o hábito não seja deixado de lado, especialmente no início do processo.

Um Clube do Livro pode ajudar a tornar a leitura um hábito
Um Clube do Livro pode ajudar a tornar a leitura um hábito – Foto: Shutterstock

Busque sites e aplicativos desse universo

Se você está tentando inserir a leitura no seu dia a dia, mas tem dificuldades, que tal procurar por sites e aplicativos sobre o assunto? Por lá, você encontrará dicas para ler mais e melhor, além de poder se conectar com toda uma comunidade de pessoas apaixonadas por livros ou que, assim como você, estão buscando ajuda para colocar em prática esse hábito tão benéfico para a saúde.

Fonte: William Costa, fundador da App Universo, rede social para amantes de livros.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento