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4 dicas para manter a dieta e os treinos durante a menstruação
A menstruação impacta a rotina de muitas mulheres - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

4 dicas para manter a dieta e os treinos durante a menstruação

Especialistas explicam como driblar os sintomas da menstruação e permanecer firme no “projeto fitness”; confira!

A TPM e a menstruação incomodam a maioria das mulheres por diversos motivos, entre eles, dores, estresse e fadiga. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% delas sofrem com esse problema todos os meses. Cada uma reage de uma forma, mas os sintomas fazem com que muitas exagerem no consumo de doces e deixem de frequentar a academia

A nutricionista Carol de Souza, do app de saúde integrativa Personal Virtual, comenta que, para manter os treinos e a dieta nesse período, é preciso aprender a respeitar o próprio ciclo. “Já falamos diversas vezes que as exceções não vão comprometer os resultados e é por isso que é necessário ter uma base alimentar saudável. Se você come bem na grande maioria das vezes, o chocolate de vez em quando não vai te afetar”, explica. 

O mesmo vale para os treinos, segundo José Corbini, educador físico no app. “É claro que tem mulheres que ficam menos dispostas mais dias do que outras, mas se você já sabe que naqueles 3 ou 4 dias não vai conseguir treinar, isso não vai afetar os outros dias de treino”. A seguir, o profissional separou algumas dicas para continuar a rotina mesmo durante a menstruação. 

Faça treinos mais leves

Você pode repousar durante alguns dias caso sinta muito desconforto durante a menstruação ou a TPM, mas outra alternativa é adaptar o treino durante esse período. “Se você treina durante 1 hora, procure exercitar-se por meia hora, se você costuma fazer séries de agachamento com 30 quilos, faça com 15”, comenta o personal. 

Adapte sua rotina

Tanto a alimentação quanto a rotina de treinos podem ser adaptadas durante o período menstrual caso seja necessário. “Se seu apetite muda muito na menstruação, você pode conversar com sua nutricionista para algumas estratégias especiais, como opções mais doces para os lanches, por exemplo”, ressalta Carol.  

Nos treinos, a rotina também pode mudar. Além dos treinos mais leves, você pode usar os dias em que estiver menos disposta pelos sintomas da menstruação para alterar os dias de descanso. “Isso também pode ser conversado com o profissional que monta seus treinos”, afirma José. 

Prefira doces fitness 

Para aquelas que imploram por um doce na TPM, o que é extremamente comum, uma opção é apostar em receitas fitness que contenham chocolate amargo, pasta de amendoim, aveia, entre outros. “É possível fazer panquecas, bolos, mousse com esse tipo de ingrediente, matando a vontade de comer um doce sem sair da dieta”, aponta a nutricionista.

Não se culpe 

Comeu mais do que deveria? Faltou a muitos treinos? Mudou demais sua rotina? Não se culpe, afinal os desconfortos, dores e até mesmo o estresse causado pelo período menstrual são compreensíveis. “O importante é o que fazer depois, se saiu da dieta, volte, se parou os treinos, retome. Nosso corpo tem memória e em poucos dias volta ao normal”, pontua o educador físico. 

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