Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como deixar seu animal mais confortável no calor
Veja como deixar seu animal mais confortável no calor - Shutterstock

Pets

7 dicas para deixar o ambiente fresquinho para os pets no calor

Médica veterinária alerta sobre os riscos do calor extremo para os pets e explica como deixar o ambiente mais agradável

A onda de calor que atingiu o Brasil na última semana deixou muitos tutores de pets preocupados. Afinal, assim como humanos, os animais também se incomodam e podem até sofrer problemas de saúde por conta das altas temperaturas.

Um dos problemas mais comuns durante a temporada é a hipertermia. Nos pets, ela acontece quando sua temperatura corporal ultrapassa os 40 °C em um curto espaço de tempo. “Em casos extremos, o animal com hipertermia pode até morrer. É preciso atenção especial, principalmente com raças braquicefálicas, que são aquelas com focinhos achatados, como pugs e buldogues, pois possuem grande dificuldade para respirar e são predispostos a hipertermia”, explica Dra. Aline Ambrogi, que é docente do curso de Medicina Veterinária.

Como saber se meu pet está com calor?

Dra. Aline explica que os animais demonstram que estão com calor pela respiração. “Quando a temperatura do organismo do animal aumenta, ele respira mais rápido para ajudar a cair a sua temperatura. Além disso, eles ficam inquietos, procurando ambientes mais frescos. Os animais que costumam estar mais na cama ou sofá, passam a ficar mais deitados no chão”, alerta a professora do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK.

Em alguns casos, o animal pode ficar apático e mostrar sinais neurológicos mais graves. Por isso, é essencial deixar o ambiente o mais confortável possível para os pets em períodos como esse. Abaixo, a veterinária dá dicas para tornar a rotina deles muito mais saudável em dias quentes. Confira quais são!

Ventiladores ou ar-condicionado

Esses equipamentos são ótimos para diminuir o calor dentro de casa. Já quando seu pet estiver em um ambiente externo, lembre-se de deixá-lo em uma área com sombra, mas jamais preso a correntes.

Água gelada

É importante que o animal tenha água à vontade, de preferência em mais de um recipiente. Além disso, em dias de calor extremo, você pode colocar água gelada disponível. Essa medida é bem refrescante para os pets.

Suco e sorvete também

Assim como existem alimentos que podem ajudar humanos a se refrescarem, isso também vale para os animais. Ofereça suco e sorvete, porém em opções que sejam 100% naturais e sem açúcar.

Algumas frutas

Frutas com uma grande concentração de água também são ideais para hidratar tanto pets quanto humanos. Mas antes de oferecer, é importante se certificar de que a fruta pode ser ingerida por animais. A uva, a carambola e a casca de abacate, por exemplo, devem ser evitadas.

Tapete gelado

Uma alternativa eficaz para proporcionar uma boa sensação térmica ao pet é investir em um tapete gelado. Há diversas opções no mercado atualmente, então pesquise e descubra a melhor opção para o seu animal.

Caminhadas em horários adequados

Passeios são indispensáveis para saúde física e mental dos animais, mas evite o horário entre 10h e 16h. Além disso, passe protetor solar em regiões com menos pelo (como o focinho e a ponta da orelha) ou até no cão todo, se ele for branco.

Banho, porém…

Dar banho também é uma excelente ideia, pois cães adoram brincar na água. Quanto a frequência, uma vez por semana é o recomendado. Já felinos não gostam muito de banhos e tosas e podem ficar estressados, por isso, evite.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose