Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Médica nutróloga fala sobre os principais benefícios do consumo do pinhão para a saúde e dá dicas para prepará-lo de forma saudável
Confira os benefícios do pinhão para a saúde - Foto: Shutterstock

Receitas

Benefícios do pinhão: saiba o que ele pode fazer pela sua saúde

Médica nutróloga fala sobre os principais benefícios do consumo do pinhão para a saúde e dá dicas para prepará-lo de forma saudável

A temporada de festas juninas aumenta a procura pelo delicioso pinhão. O alimento é nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil. Consumido assado ou cozido, ele possui nutrientes importantes para a manutenção da saúde. 

O pinhão é fonte de minerais, fibras e antioxidantes, que auxiliam em diversas funções vitais do nosso organismo. Abaixo, a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela destacou os principais benefícios desse alimento nutritivo e saboroso. 

Veja benefícios incríveis do pinhão

1. Protege o sistema cardiovascular

O pinhão é rico em antioxidantes, fitoesteróis e gorduras monoinsaturadas, nutrientes que ajudam a controlar os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue. Também é rico em ômega 6 e 9 que ajuda no controle das doenças cardiovasculares.

2. Aumenta a imunidade

O pinhão contém manganês e zinco, minerais que participam na formação e fortalecimento das células do sistema imunológico, aumentando a imunidade e protegendo o organismo. 

3. Controla o índice glicêmico

Apesar de ter alta caloria, o pinhão tem médio índice glicêmico, por isso não é totalmente proibido para pessoas com diabetes. Contudo, deve ser consumido com moderação.

4. Protege a saúde ocular 

O pinhão é fonte de luteína, um antioxidante importante que ajuda a evitar a degeneração macular pela idade e diminui o risco de desenvolvimento da catarata.

5. Promove a saciedade

As fibras presentes no pinhão ajudam a aumentar a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso e na regulação do trânsito intestinal.

6. Controla a pressão arterial

O pinhão possui alto teor de potássio, que é fundamental para regular a pressão arterial no organismo. 

Como preparar o pinhão?

De acordo com a Dra. Ana Luisa Vilela, o pinhão cozido em água pode perder grande parte dos minerais no cozimento, por isso vale dar preferência para o pinhão cozido no vapor ou assado.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil