Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Com essas dicas, você vai surpreender todo mundo com suas receitas de bacalhau na Páscoa
Com essas dicas, você vai surpreender todo mundo com suas receitas de bacalhau na Páscoa - Shutterstock

Receitas

Dicas para não errar na hora de preparar o bacalhau na Páscoa

Preparar um prato com bacalhau na Páscoa pode ser mais simples do que você imagina! Confira dicas para dessalgar e armazenar o peixe

Na Páscoa, é bem comum rolar aquele almoço bem caprichado com bacalhau, não é mesmo? No entanto, esse alimento pode ser mais complicado de preparar do que pensamos. Isso porque, além de ser muito salgado, a escolha do peixe e seu armazenamento também precisam ser feitos da forma correta.

Por isso, todo prato que tenha o bacalhau como componente precisa seguir uma série de detalhes, afinal, ninguém quer estragar uma refeição! Confira a seguir 3 dicas para não errar no almoço de Páscoa com bacalhau.

Escolhendo o bacalhau

Talvez você não saiba, mas existem vários tipos diferentes de bacalhau e isso faz com que cada peixe seja mais adequado para um tipo de preparo diferente. Assim, vale pesquisar antes de ir às compras qual a melhor opção para a sua receita. Além disso, as versões frescas do peixe são melhores para os pratos assados, enquanto o bacalhau desfiado pode ser ideal para recheios de bolinhos ou outros petiscos.

Preste atenção no sal!

Antes de começar qualquer receita, é necessário fazer um processo muito importante, que é dessalgar o bacalhau. Mas como fazer isso? A gente te ajuda! Basta seguir os passos abaixo:

  • Lave o bacalhau para tirar o excesso de sal;
  • Mantenha o peixe em um recipiente com água filtrada e gelada, sempre dentro da geladeira;
  • Troque a água de 6 em 6 horas – a quantidade de vezes necessárias vai depender do tamanho da sua peça.

Atenção: não tente usar água fervente para o bacalhau dessalgar rapidamente! Isso vai fazer com que ele fique seco e bem menos agradável de comer. Se a pressa for muita, pode ser melhor comprar o peixe já dessalgado. Além disso, lembre-se de não exagerar no sal da receita, já que o bacalhau já é bem salgadinho.

Armazenamento

Se você comprar o bacalhau dias antes da Páscoa, vai ter que saber armazená-lo corretamente até a data. E essa forma correta é guardando-o dentro da geladeira. Você também pode pincelar azeite para que não resseque e colocar duas rodelas de limão siciliano no recipiente do peixe para evitar o cheiro forte.

Já sobre congelar o bacalhau, não faça isso enquanto ele estiver salgado, hein? Só dá para pensar em fazer isso depois do processo de dessalgar.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável