Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Endocrinologista explica porque a nossa fome aumenta no inverno e dá dicas para evitar ganhar alguns quilos a mais durante o período
Inverno aumenta a fome e o consumo de alimentos calóricos - Foto: Shutterstock

Receitas

Por que temos mais fome no inverno? Entenda a causa

Endocrinologista explica porque a nossa fome aumenta no inverno e dá dicas para evitar ganhar alguns quilos a mais durante o período

No inverno, você costuma sentir mais fome? Se sim, saiba que você não está sozinho (a). De fato, o nosso apetite aumenta em dias mais frios, já que o nosso organismo gasta mais calorias para se manter aquecido, aumentando a demanda por calorias. 

Nos tempos pré-históricos, os seres humanos precisavam armazenar nutrientes em forma de gordura para garantir não apenas a proteção térmica, mas também para resguardar a privação de alimentos durante os invernos rigorosos. 

Na Era Glacial, por exemplo, nossos ancestrais enfrentaram condições climáticas extremamente adversas e a escassez de alimentos. Isso forçava o consumo de alimentos calóricos e o acúmulo de gordura corporal, essencial para a sobrevivência. 

Essa adaptação fisiológica, desenvolvida ao longo de milênios, ainda influencia nosso comportamento alimentar nos dias de hoje. 

Como não ganhar peso no inverno?

Para quem está em processo de emagrecimento, a endocrinologista Dra. Lorena Lima explica que ingerir alimentos com poucas calorias é a chave para evitar que o aumento da fome no inverno acabe levando ao ganho de peso

“As sopas, que tem bastante água quente, acabam levando à saciedade. Opte por chás que, além de muito saudáveis, também ajudam a aquecer e não tem calorias. Alguns desses chás ainda têm função diurética e calmante”, indica ela. 

A salada, grande aliada da perda de peso, pode não ser tolerada por algumas pessoas nas estações mais frias. Para substituí-la, a endocrinologista sugere o consumo de frutas e legumes, que podem ser cozidos e são repletos de nutrientes que não pesam na balança.

Não abandone a atividade física! 

No inverno, muitas pessoas podem evitar praticar exercícios físicos ao ar livre devido às temperaturas baixas. Mas, é nesse período que ela se torna ainda mais importante, não apenas para queimar calorias, como também para fortalecer a imunidade

No entanto, é importante ressaltar que, ao praticar atividades físicas no inverno, é necessário tomar alguns cuidados para preservar a saúde. Aquecer-se  antes do exercício é fundamental para preparar os músculos e evitar lesões, por exemplo. 

Além disso, usar roupas adequadas para o frio, como blusas térmicas, luvas e gorros, também é essencial para manter o corpo aquecido e protegido e evitar gripes e resfriados.

Ao adotar essas estratégias, é possível enfrentar o aumento do apetite nos dias frios de maneira saudável e equilibrada, mantendo o bem-estar e a saúde.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem