Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja os principais cuidados com os cães no inverno para garantir o conforto e a saúde dos animais durante a estação
Inverno pode trazer riscos para a saúde dos cães - Foto: Shutterstock

Pets

Inverno: 5 dicas para proteger os cães nos dias frios

Veja os principais cuidados com os cães no inverno para garantir o conforto e a saúde dos animais durante a estação

Os últimos dias têm sido de temperaturas mais baixas em diversas partes do Brasil. Isso deve se intensificar, acendendo um alerta sobre a necessidade de cuidados especiais com os cães. 

A médica-veterinária Marcela Barbieri explica que assim como os humanos, os cães podem sofrer com as baixas temperaturas. “É essencial que os donos estejam atentos a sinais de desconforto e tomem medidas para manter os pets aquecidos e saudáveis”, diz.

Para ajudar os tutores a garantir o conforto e a saúde dos pets no inverno, Marcela fez algumas recomendações para proteger os cães durante a estação mais fria do ano. Veja a seguir:

1. Abrigo adequado

É importante definir um local quente e protegido do vento para que o cão se abrigue. Casinhas de cachorro devem ser elevadas do chão e isoladas com cobertores ou materiais térmicos.

2. Roupas para cães

Dependendo da raça e do tamanho do cão, pode ser necessário o uso de roupinhas específicas para mantê-lo aquecido. Peças de lã ou algodão são opções ideais. É essencial testar se o pet gosta de usar roupa ou se não se sente incomodado com a peça.

3. Alimentação

Durante o frio é comum que seu cachorro gaste mais energia para se manter aquecido, o que gera a necessidade de ajustar a quantidade de alimento diária. Antes de fazer isso, vale a pena consultar um veterinário de sua confiança.

4. Atividade física

Mesmo com o frio e se ele demonstrar preguiça, é importante que seu cão se exercite. Escolha horários do dia em que a temperatura esteja mais confortável e leve-o para um passeio ou para brincar.

5. Atenção aos sinais

Em dias mais frios, fique atento a sinais de hipotermia, como tremores, letargia e rigidez muscular. Se notar qualquer um desses sintomas, procure um médico-veterinário imediatamente.

Atente-se ao comportamento do seu animal

Além dessas recomendações práticas, que ajudam a proteger os cães no inverno, a médica-veterinária enfatiza a importância de entender os comportamentos dos cachorros durante a estação.

“Alguns cães podem buscar mais proximidade com os donos ou se esconder em locais quentes da casa. Respeitar esses comportamentos e proporcionar conforto é essencial para a saúde mental e física dos animais”, finaliza.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem