Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Temperos naturais são uma ótima forma de deixar a comida mais saborosa sem exagerar no sal
Temperos naturais são uma ótima forma de deixar a comida mais saborosa sem exagerar no sal - Foto: Shutterstock

Receitas

Salsinha, alecrim e mais: 10 temperos para quem quer abrir mão do sal

Temperos naturais são ótimos para deixar a comida muito mais saborosa; veja opções para incluir na sua rotina

O excesso de sal na alimentação é bastante prejudicial à saúde. E ao exagerar em seu consumo, há o risco do desenvolvimento de problemas de saúde, como a hipertensão, por exemplo. Agora se você quer diminuir o consumo de sal sem deixar seus pratos menos saborosos, saiba que uma existe uma opção: os temperos.

Além de versátil nas receitas, os temperos também conseguem realçar o sabor de determinados alimentos. Portanto, conheça alguns ingredientes que vão dar um toque especial na sua comida:

Alecrim

Muitas pessoas não sabem, mas o alecrim possuiu um aroma forte que penetra com muita facilidade, e pode ser usado em carnes brancas e vermelhas. Além disso, para deixar a comida mais gostosa, basta colocar um ramo fresco dentro de um vidro com azeite e esperar alguns dias para tomar gosto. Depois, basta temperar as saladas.

Salsinha e cebolinha

Essa famosa dupla não pode faltar na cozinha! Também conhecidas como cheiro-verde, elas podem ser usadas em diversas receitas como refogados, saladas, omeletes, carnes, peixes, recheios de tortas, entre outras.

Para dar um gosto especial na comida, acrescente sempre no final do preparo. Além disso, a salsinha e a cebolinha também é muito útil para decorar os pratos.

Manjericão

O manjericão tem aroma e gostinho inconfundíveis. Ele fica muito bom em molhos vermelhos, tortas, saladas. Além disso, a erva é um ingrediente do clássico molho pesto.

Orégano

Muito usado em pizzas, o orégano também pode ser aproveitado em outras receitas, apesar de ter um sabor forte. O segredo é usar apenas uma pitada dele, e combinar com outras ervas.

Açafrão

Além de colorir a receita com um tom amarelado, o açafrão também traz muito sabor e é bom para a saúde do coração. Esse condimento fica ótimo no arroz, refogados, carnes, feijão, pães e pratos que levam frutos do mar.

Louro

A folha de louro é uma excelente opção para deixar molhos, feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ainda mais saborosos. Se preferir, é possível retirar a folha após a receita ficar pronta.

Coentro

O coentro é muito presente na culinária nordestina, e dá um toque diferente ao temperar o feijão, peixe assado e também ao fazer um ensopado. Ele também combina bastante com pratos com camarão.

Páprica

A páprica tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e nas versões doce e picante, serve para molhos, legumes, saladas e assados. A páprica defumada, inclusive, é uma excelente opção para dar mais gosto as carnes e ao feijão.

Tomilho

O tomilho é muito versátil e vai bem no churrasco de carne e frango, no tempero de aves e peixes e em refogados de tomate e abobrinha. Além disso, suas folhas verdes, em formato de pequenas florezinhas, ficam lindas quando usadas para decorar os pratos.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Hidratação ocular e proteção da luz solar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis

Estilo de Vida

Essas simpatias para renovação poderosas vão te ajudar a conseguir um novo emprego, amor, lar ou até novas energias

Beleza

Confira dicas valiosas para obter a máxima duração e projeção de seus perfumes favoritos