Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda as diferenças entre os tipos de tomate
Entenda as diferenças entre os tipos de tomate - Shutterstock

Receitas

Tipos de tomate: saiba como diferenciar e quando usar cada um

Questões como formato, tamanho, cor e até sabor do tomate podem depender de seu tipo; saiba como fazer a melhor escolha nas compras

O tomate é tão presente no dia a dia dos brasileiros que algumas pessoas podem nem perceber o quanto o consomem. Ele está na salada do dia a dia, em muitos molhos para massas ou pizzas, no ketchup do hambúrguer, em cubinhos no meio de recheios para as mais diversas receitas etc.

Isso sem contar que a fruta ainda é saudável, cheia de nutrientes importantes. Ela carrega, por exemplo, o licopeno, um carotenoide que tem ação antioxidante, reduzindo os radicais livres e os riscos de câncer de próstata, mama, pulmão, entre outros.

Entretanto, nem todo tomate é igual, sabia? Existem vários tipos desse alimento, cada um com sua cor, textura, tamanho e gosto. Ou seja, dependendo do preparo que você quer fazer, pode ser que uma variedade seja mais adequada do que outra para ele.

A seguir, veja 6 dos tipos de tomate mais comuns, suas diferenças e usos:

Tomate salada

O tomate salada, também chamado de longa-vida, não tem esses nomes à toa. Ele realmente dura mais do que outros tipos de tomate antes de começar a se deteriorar e, justamente por isso, é um dos mais adequados para usar in natura nas saladas.

Essa variedade é uma das mais consumidas no Brasil e costuma ter formato globular achatado e coloração vermelha ou rosada.

Carmen

Esse também é bem comum nos mercados brasileiros e dura por bastante tempo. Entretanto, sua textura é mais firme e seu tom fica entre o vermelho e amarelo.

Débora

Apesar de também durar um bom tempo, o tomate débora é mais presente em molhos. Isso porque seu sabor combina mais com esse tipo de preparo, pelo menos para o paladar da maioria das pessoas. Seu formato é redondo, sua textura firme e a coloração costuma ser vermelha.

Momotaro

Já esse tomate é bem mais macio – algumas pessoas podem até confundir e achar que ele está mole demais. Seu consumo também é mais in natura, contudo ele aparece mais em pratos mais elaborados e sofisticados. Um grande diferencial dele é seu sabor mais adocicado.

Italiano

O tomate italiano é outro que vai bem nos molhos, porém é preciso consumi-lo logo, já que sua durabilidade é curta, viu? É fácil distingui-lo de vários outros tipos de tomate, já que é mais alongado.

Cereja

Por fim, há o tomate cereja, conhecido por ser bem pequeno. Ele tem uma grande concentração de água e, por isso, é bem refrescante. É muito usado tanto em saladas quanto em pratos mais elaborados.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem