Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cabelos cacheados: dicas para ter cachos definidos e saudáveis
Os cabelos cacheados exigem atenção especial - Foto: Shutterstock

Beleza

Cabelos cacheados: dicas para ter cachos definidos e saudáveis

Não lavar os fios todos os dias e tratar com frequência são alguns dos principais cuidados com os cabelos cacheados

Nos últimos tempos, as mulheres têm assumido cada vez mais a beleza dos seus cabelos cacheados. Mas para ter cachos sempre definidos e saudáveis é preciso adotar cuidados específicos com eles. 

“Eu diria que cuidar de um cabelo cacheado requer um pouco mais de dedicação até você entender que a dinâmica é completamente diferente. Mas, depois que você entende como o seu cabelo funciona, não tem mistério”, defende a hair stylist Tamara Zavareze. 

Principais cuidados

De acordo com a profissional, a principal diferença entre os cabelos lisos e cacheados são as particularidades de ambos. Por terem uma espessura de médio a grosso, os cachos costumam ser mais ressecados

“Isso acontece porque a estrutura física em forma de elipses não permite que a oleosidade da raiz transite para as pontas, com isso é interessante não lavar os fios todos os dias”, esclarece. Além disso, eles só devem ser penteados enquanto estão molhados. “Deve-se evitar pentear os fios a seco, porque desse modo se estraga a definição”, alerta a especialista do salão Fil Hair & Experience. 

Para prevenir o ressecamento, Tamara recomenda manter uma rotina de nutrição toda semana. “Ajuda muito caso a pessoa durma com touca de cetim ou ter a fronha do travesseiro nesse mesmo tecido, porque você suaviza o atrito dos fios enquanto dorme e preserva por mais tempo a finalização”, explica. 

Outra dica é não dormir em cima dos cabelos, colocá-los para fora do travesseiro ou prender com uma borrachinha bem larga e bem solta no alto da cabeça. “Quanto menos atrito, menos frizz e mais tempo dura nossa finalização”, orienta a hair stylist, que também recomenda evitar o uso de elásticos de cabelo, pois eles ajudam a arrebentar os fios. 

Como fazer a finalização?

A hair stylist conta que o primeiro passo é descobrir os produtos que funcionam nos seus cabelos. Segundo ela, aplicar leave-in com os fios bem molhados ajuda na definição dos cachos e economiza na quantidade de produto. 

“Entender como cada produto funciona e a hora certa de aplicar nos fios também é importante, às vezes você tem um ótimo produtos em mãos mas peca na quantidade ou na hora da aplicação”, pontua. 

Zavareze ressalta que em caso de uso de difusor, não é recomendado usá-lo para secar os fios 100%. “Porque dependendo do cabelo faz frizz. Gosto de secar uns 70% e deixar que o restante seque naturalmente”, comenta. 

Cachos tingidos

A especialista afirma que nesses casos em que a cacheada também possui o cabelo tingido, aumenta a necessidade de tratamento e os cuidados devem ser redobrados. Um deles é aplicar algum creme nos fios antes de lavá-los para impedir que o shampoo retire a cor e resseque os fios. 

Além disso, é extremamente importante evitar lavar os cabelos cacheados com água muito quente, pois além de ressecar os fios, desbotam os pigmentos. “Sempre que possível, evitar mar e piscina ou preparar os fios antes de curtir”, aconselha.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez