Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra alguns fatos sobre a celulite
Descubra alguns fatos sobre a celulite (Crédito: Shutterstock)

Beleza

Celulite piora ao tomar refrigerante? 5 mitos e verdades

Será que tudo o que andam falando sobre celulite por aí é verdade? Especialistas respondem às principais dúvidas e desmistificam a condição

A celulite costuma ser um grande incômodo para as mulheres. Comum na região das pernas, glúteos e barriga, ela deixa pequenos buraquinhos na pele, que, juntos, causam aquele efeito ondulado no corpo.

E justamente por ser uma condição tão frequente, muito se fala da celulite, sobretudo na internet. Mas nem tudo é verdade, viu? Por isso, ouvimos especialistas e desmistificamos as 5 principais dúvidas sobre o assunto. Descubra a seguir:

Refrigerante causa e até piora a celulite

É verdade! “O açúcar aumenta a gordura localizada e o sódio agrava a retenção de líquidos, piorando a circulação local. Não apenas os refrigerantes, como todos os alimentos com alto teor de açúcar e gordura, podem agravar as celulites, pois aumentam as células de gordura”, explica Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Beber água ajuda no combate da condição

Também é verdade! Segundo a especialista, ingerir mais água ajuda o organismo a eliminar as toxinas, melhorando a pele. Para isso acontecer, ela lembra que a quantidade mínima diária recomendada é de dois litros. Então, capriche na hidratação, hein?

Pessoas magras não têm celulite

Mentira das grandes! “Ao ver uma mulher magra, não estamos realizando uma avaliação de composição corporal, sendo assim, ela pode ter alto percentual de gordura e, consequente, celulite. Não sabemos dos hábitos de vida dela e, além disso, do consumo de alimentos inflamatórios que ela ingere”, pondera Cláudia Merlo, médica especialista em cosmetologia.

O excesso de peso piora o quadro

É verdade, viu? De acordo com Abdo Salomão Jr., dermatologista e membro da American Academy of Dermatology (AAD), o excesso de peso causa “gordura que comprime as veias e os canais linfáticos, resultando em um inchaço no local. Então, a região, com pouca circulação, agrava mais ainda a celulite”, clarifica.

Cremes tratam a celulite

Mentira, mentira! O médico esclarece que ativos tópicos, ou seja, de passar na pele, têm uma baixa performance. Isso porque, a celulite é uma alteração predominantemente subcutânea, na gordura, e não há cremes com eficácia comprovada de atuação no tecido gorduroso.

Portanto, caso a intenção seja tratar a celulite, é bom ter em mente que não existem recursos definitivos, tudo bem? Assim, mesmo com uma melhora aparente, as marcas podem aparecer novamente em qualquer momento da vida. Também é importante combinar hábitos saudáveis ao tratamento, conforme apontam os especialistas. E, claro, fazer isso por bem-estar e não por pressão estética, viu?

Fontes: Abdo Salomão Jr., dermatologista, sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), e diretor da Clínica Dermatólogica Abdo Salomão Jr; Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD); e Cláudia Merlo, especialista em cosmetologia e diretora da Clínica Cláudia Merlo.

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica