Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A depilação, seja ela com lâminas ou com cera, pode prejudicar a saúde da axila, tornando-a mais escura
A depilação, seja ela com lâminas ou com cera, pode prejudicar a saúde da axila, tornando-a mais escura - Foto: Shutterstock

Beleza

Clareamento de axilas caseiros são perigosos; entenda os riscos

Com a chegada do verão, esse tipo de “receitinha caseira” para as axilas fazem o maior sucesso; veja os riscos de se submeter a isso

O escurecimento das axilas é algo que preocupa, principalmente as mulheres. Afinal, com a chegada do verão, quem não quer usar uma blusa de alcinha ou um vestido, não é mesmo? A grande questão é que muitas pessoas deixam de usar peças de roupa como essas, por conta da vergonha deste problema estético.

Infelizmente, nessas horas, é comum acabar recorrendo a “receitinhas caseiras” que proporcionem um clareamento efetivo das axilas. E a internet está recheada de dicas que indicam o uso de limão, bicarbonato e outras substâncias ácidas. Só que esse tipo de método caseiro é muito perigoso, que pode até piorar alguns casos.

A aplicações dessas substâncias pode resultar em irritação e inflação, o que pode escurecer ainda mais suas axilas. Quem explica melhor sobre esses assuntos é a dermatologista Paola Pomerantzeff.

“A inflamação estimula a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, em um processo conhecido como hiperpigmentação pós-inflamatória, resultando nas manchas”, afirma a especialista.

Então, o que fazer para deixar as axilas bonitas?

Primeiro de tudo, é importante entender que diversos fatores podem influenciar no escurecimento da região, como questões hormonais, o uso de desodorantes inadequados e até mesmo o método usado para depilação.

A depilação a cera e com lâmina, por exemplo, podem causar o escurecimento não só da axila como da virilha. Isso porque a depilação a cera acaba removendo cerca de 36% da pele. “Como resposta a essa agressão, ocorre um processo inflamatório com aumento na produção de melanina e consequente formação de manchas”, conta a Dra. Paola Pomerantzeff.

O uso de desodorantes e antitranspirantes também podem causar algum tipo de irritação e prejudicar o clareamento das axilas. Por isso é importante se atentar a composição dos produtos. Os antitranspirantes normalmente não escurecem as axilas, já os desodorantes podem escurecer ou até causar alergias na região. 

Já a gravidez, o sobrepeso e outros fatores hormonais também podem alterar o clareamento das axilas. Portanto, ao perceber qualquer tipo de alteração na pele, vale a pena procurar um dermatologista para entender, tudo bem?

Prevenindo o escurecimento das axilas

O uso de roupas leves e sem mangas ajudam bastante no clareamento das axilas, especialmente em períodos de temperaturas mais altas. Isso vai ajudar sua pele a respirar, então nada de se envergonhar!

A prevenção também pode ser feita ao evitar fatores que vão irritar a pele da região e causar seu escurecimento, como o atrito. “O atrito frequente leva a um espessamento da pele, que acaba escurecendo. Isso pode ocorrer em qualquer pessoa, porém, aquelas que possuem síndrome metabólica (pré-diabetes ou diabetes) ou pele mais escura, são mais afetadas”, explica a médica.

Por fim, vale ressaltar que antes de fazer qualquer procedimento na pele, recorra a um profissional de confiança. Só ele vai poder tratar o seu problema e sugerir um método eficaz e seguro para o clareamento das axilas.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável