Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cosméticos não devem ser usados fora da validade
Cosméticos não devem ser usados fora da validade - Foto: Shutterstock

Beleza

Cosméticos vencidos: entenda os riscos de usar produtos fora da validade

O uso de produtos com a data de validade vencida oferecem vários riscos para a saúde da pele e dos cabelos

Sabemos que consumir alimentos fora da validade não é recomendado, pois são prejudiciais à saúde. Mas e quanto aos cosméticos? De acordo com a especialista em estética, cosmética e dermatologia funcional Alline Vasconcellos Alves Peral, com eles a situação não é diferente

Segundo ela, a data de validade corresponde ao prazo em que os princípios ativos que estão descritos no rótulo terão efeitos preservados. Sem essas substâncias, os cosméticos se tornam o lugar perfeito para o desenvolvimento de microrganismos, como fungos e bactérias. É por causa desse fator que o uso de itens de maquiagem e skincare vencidos causam irritações e alergias.

“Não é indicado justamente pelo cosmético sofrer uma degradação podendo levar, principalmente, a processos alérgicos na pele. Outra questão é o respaldo da empresa fabricante que só acontece se a utilização estiver dentro do indicado, na forma de uso, e dentro da validade”, alerta. 

Riscos de usar cosméticos vencidos

Protetor solar

Além de causar irritações, o protetor solar vencido perde seu efeito deixando a pele exposta a radiação. “Após aberto, não deve demorar para consumir o produto, pois sua exposição é maior e a estabilidade começa a ser comprometida devido ao manuseio e armazenamento inadequado como o calor”, orienta Alline. 

Perfumes

O vencimento de um perfume é um fator que varia dependendo da composição química de cada essência e forma de armazenamento. Sendo assim, é importante respeitar a rotulagem. “Se ainda estiver com a fragrância em bom estado, pode ser usado como aromatizador de ambiente”, sugere. 

Produtos capilares

Produtos capilares vencidos, como shampoos e condicionadores, assim como outros cosméticos, também devem ser evitados pois degradam e levam a perda de eficácia, podendo desencadear processos alérgicos, até mesmo a queda capilar.

Maquiagem

A maquiagem vencida pode craquelar ou sofrer alterações na cor, no cheiro e na textura. O uso do produto nessas condições aumenta o risco de acne, inflamações e até irritação no rosto

Pode usar cosméticos perto da validade?

Segundo a especialista, se o produto for consumido dentro do prazo e estiver bem embalado sem qualquer alteração, não tem problema. A dica é pensar se realmente precisa do produto e se vai utilizá-lo a curto prazo.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez