Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cutículas: saiba qual sua função e como cuidar corretamente
A cutícula possui a função de proteger a unha de sujeiras e bactérias - Foto: Shutterstock

Beleza

Cutículas: saiba qual sua função e como cuidar corretamente

A nail artist Valéria de Freitas explica a importância da cutícula para a saúde e o passo a passo para fazer uma cutilagem perfeita

Estar com a cutícula feita é sinônimo de paz e tranquilidade para muitas mulheres, mas você sabia que a retirada delas não é um “item obrigatório” na hora de fazer as unhas? Pois é! A cutícula tem uma importante função para o nosso organismo e, por isso, deve ser preservada, explica a nail artist do salão Fil Hair & Experience, Valéria de Freitas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cutícula ajuda a impedir a entrada de sujeiras e bactérias que podem se infiltrar e atingir a matriz ungueal – parte mais importante da unha, responsável pelo seu crescimento. Por esse motivo, ela não deve ser retirada em excesso. O ideal, de acordo com a especialista, é sempre hidratá-las e, se quiser, empurrá-las com uma espátula sempre antes da esmaltação para dar uma melhor aparência às unhas. 

Como fazer uma cutilagem correta?

Vale lembrar que não existe risco algum caso você não queira remover as cutículas. “Se não traz incômodos, não há risco algum em não fazê-la. Mas, caso deseje ter um bom acabamento da esmaltação, aconselho que faça”, afirma Valéria. 

Então, para que você possa cuidar corretamente das suas cutículas e evitar infecções e outros problemas na região, a especialista preparou o passo a passo de como fazer a cutilagem perfeita. Confira!

Passo a passo da cutilagem perfeita:

1° passo: Tire toda a esmaltação antiga das unhas.

2° passo: Lixe as unhas no formato desejado.

3° passo: Passe um óleo hidratante de sua preferência.

4° passo: Em seguida, passe um creme amolecedor de cutículas. Enquanto o produto age na cutícula de uma mão, repita todo o processo na outra.

5° passo: Com um alicate para cutículas, retire toda a pele morta e levantada das unhas desenhando o formato da própria. 

Seguindo as dicas da profissional, você ficará com as cutículas ainda mais bonitas e hidratadas!

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez