Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
É possível melhorar a aparência das manchas na pele com algumas dicas, veja quais são
É possível melhorar a aparência das manchas na pele com algumas dicas, veja quais são (Foto: Shutterstock)

Beleza

Confira 4 táticas para uniformizar manchas de sol na pele

A exposição solar inadequada pode trazer inúmeros problemas, entre eles, a falta de uniformidade no tom da pele; veja como resolver

O verão é o período perfeito para colocar o bronzeado em dia, não é mesmo? Afinal, o início da estação mais quente do ano coincide com o período de férias. Ou seja, a oportunidade perfeita para aproveitar a praia e a piscina. A grande questão é que a exposição solar pode trazer problemas como as manchas na pele.

Isso acontece porque a exposição solar em excesso — e sem a devida proteção — estimula a produção de melanina. Por sua vez, esse estímulo pode provocar manchas em regiões como o rosto, o colo, mãos e pernas, pois são zonas onde a pele está exposta a grandes doses de raios ultravioleta.

Apesar de as manchas na pele não apresentarem problemas a curto prazo, existem pessoas que se incomodam com a diferença de tons de pele. Por isso, Renata Taylor, que é fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica, dá dicas de como se prevenir e até mesmo amenizar este problema. Confira a seguir:

1. Protetor solar sempre!

E essa máxima vale para qualquer época do ano, independente da temperatura e da previsão do tempo. “A radiação ultravioleta age em todas as estações e provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além de manchas”, explica Renata.

Por isso, o ideal é usar protetor solar e reaplicá-lo: de quatro em quatro horas em ambientes fechados e a cada duas horas se houver exposição direta ao sol. Mas, não se esqueça: o corpo humano precisa também absorver vitamina D. Então reserve pelo menos 20 minutos antes das 10h da manhã para se expor ao sol.

2. Entenda melhor as necessidades da sua pele

Essa é a maneira ideal de entender e de escolher qualquer tipo de tratamento. Até porque, o uso de produtos inadequados pode fazer com que os ativos trabalhem de forma diferente das suas necessidades. Então escolha sempre aquilo que pode potencializar os resultados de acordo com suas características.

3. Cremes hidratantes e séruns são seus aliados

Mas, atenção: o ideal é que tanto os cremes hidratantes quanto os séruns sejam indicados por um dermatologista. Assim, este profissional poderá propor o tratamento correto conforme as necessidades da pele e algo específico para as manchas na pele provocadas pelo sol.

4. Tratamentos estéticos

Agora caso você não perceba uma melhora através dos três primeiros passos, você pode recorrer também a outros tratamentos. Equipamentos de luz pulsada, por exemplo, tratam manchas ocasionadas pelo excesso de exposição solar, atuando na despigmentação e clareando a pele. Há ainda outras possibilidades e soluções para o tratamento de manchas na pele, por isso, consulte sempre um especialista.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose