Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como manter seu sofá sem manchas e novinho em folha
Veja como manter seu sofá sem manchas e novinho em folha - Shutterstock

Casa & Decor

Sofá sem manchas: aumente tempo de vida do estofado com essas dicas

Um sofá limpo e sem manchas deixa o ambiente bem mais confortável e harmonioso; siga essas dicas para que ele fique sempre renovado

Ao comprar móveis para a casa, a ideia é que eles durem vários anos sem ficar com cara de velhos e manchados. Ainda mais quando se fala do sofá, que é essencial para que a sala de estar ou mesmo um escritório fiquem com aquela vibe mais confortável e harmoniosa. Entretanto, às vezes, a falta de cuidados faz com que ele precise ser trocado bem antes.

“A expectativa é que o estofado se mantenha em boas condições por muitos anos, mas para isso é preciso se atentar à preservação dele”, comenta Gracielle Pacheco, franqueada e diretora-executiva da Total Clean. Com os cuidados corretos, o sofá tem uma vida média de sete a quinze anos, então dá para manter o estofado por um longo tempo.

Primeiramente, a escolha do sofá já deve ser feita com atenção. Tecidos duráveis, como o suede e o linho, são interessantes, especialmente para quem tem crianças pequenas ou pets em casa. Para áreas externas, a melhor opção são os tecidos tecnológicos que repelem água.

Aí é só manter a limpeza e outras práticas em dia para ter sempre um sofá sem manchas e renovado e ele vai ter essa vida útil bem longa!

Dicas para manter o sofá sem manchas e com cara de novo

Gracielle conta que existem algumas práticas que colaboram para a manutenção do móvel e podem prolongar a sua vida útil. São elas:

  • Aspirar os estofados regularmente, pois isso ajuda a remover a poeira, sujeira e detritos
  • Evitar a exposição prolongada à luz do sol, que pode desbotar e enfraquecer o tecido
  • Em casos de derramamento de líquidos, fazer a limpeza imediata usando panos limpos e absorventes
  • Não utilizar nenhum tipo de produto químico ou caseiro para não danificar e agredir as fibras do tecido
  • Jamais molhar o móvel, uma vez que essa prática mancha em alguns casos e pode juntar ácaros e fungos

A diretora-executiva ressalta a necessidade de avaliar o ambiente em que o sofá está como um todo, pois sem isso a chance de manchas aparecerem aumenta. Analise se esse móvel fica próximo a uma janela na qual bate sol constantemente, se está localizado em uma casa que retém umidade, como no litoral, se há animais de estimação, entre outros.

Por fim, Gracielle explica que, mesmo seguindo essas dicas todas, é essencial, a cada seis meses, fazer uma limpeza profissional com produtos e equipamentos específicos e a impermeabilização do estofado. “Além de preservar, isso previne contra fungos e ácaros”, finaliza.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez