Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica a diferença entre solidão e solitude e ensina a aproveitar melhor o tempo sozinha
Especialista explica a diferença entre solidão e solitude e ensina a aproveitar melhor o tempo sozinha - Foto: Shutterstock

Comportamento

8 formas de aproveitar melhor seu tempo sozinha

Estar sozinha em alguns momentos não precisa necessariamente ser algo ruim; veja como tornar o tempo de solitude em algo benéfico para você

Muitas vezes, consideramos a solidão como sinônimo de algo ruim, de tristeza. Porém, isso não precisa ser verdade! Tudo depende, especialmente, do tipo de solidão e do que fazemos com ela. Não entendeu? Calma que a gente explica.

Segundo o especialista em desenvolvimento humano José Roberto Marques, existem dois tipos de solidão: aquela que acontece sem que a gente queira, por motivos tristes ou ruins, e a voluntária, que também é chamada de solitude.

A primeira acontece quando temos a ausência da companhia de outras pessoas porque muitos familiares faleceram ou não temos facilidade em fazer amigos, por exemplo. Já a segunda é aquela onde estar sozinha passa a ser uma escolha.

Enquanto a solidão involuntária pode causar vários problemas de saúde mental e até física, a voluntária é positiva, temporária, ajuda na autonomia e pode ser bem agradável e relaxante. Afinal, quem disse que não dá para ser feliz por conta própria, não é mesmo?

8 maneiras de aproveitar bem o seu tempo de solitude

Agora que você já compreende a diferença entre esses dois tipos de solidão, quer saber como aproveita seus momentos de solitude? Então, confira as dez sugestões que separamos a seguir:

  • Meditar: A meditação consiste, basicamente, em respirar de forma consciente, observando os pensamentos que passam pela sua mente, sem se apegar a nenhum deles. E, com ela, você consegue relaxar, reduzir a ansiedade e ainda ganhar autoconhecimento.
  • Trabalhar ou estudar: Se você está precisando de um tempinho para adiantar algo do trabalho ou dos estudos, os momentos sozinha podem ser a solução! Só é preciso tomar cuidado para não exagerar e acabar se desgastando muito, viu?
  • Ter hobbies: Cuidar de plantas e animais, ler, dançar, desenhar, pintar, escrever, fazer crochê e até mesmo cozinhar podem ser atividades bem divertidas de se fazer sozinha, além de promoverem concentração e relaxamento.
  • Refletir: Os momentos de solitude também nos permitem mergulhar nos nossos próprios sentimentos, pensamentos e atitudes, o que também auxilia no autoconhecimento.
  • Ler: Encontrar tempo para ler pode ser bem difícil com o dia a dia cheio de tarefas. Assim, aproveitar os momentos sozinha para isso pode ser uma ótima ideia!
  • Ouvir música: É muito legal apreciar a música em uma festa ou em um concerto, quando podemos viver esse momento com amigos e familiares. No entanto, a experiência de ouvir música sozinho também pode ser extremamente agradável, até mesmo para prestar ainda mais atenção nas letras e melodias.
  • Praticar o autocuidado: Seja fazendo exercícios ou tomando um banho relaxante, por exemplo, o autocuidado é muito importante e pode ocorrer nesses momentos de solitude.
  • Não fazer nada: Por fim, isso pode até parecer estranho, mas não fazer nada de vez em quando também é essencial, até para recuperar as energias e poder ser mais produtiva depois.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialista fala sobre as apostas de maquiagem para a estação e como aderir a essas tendências

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional