Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O banho quente pode não ser uma opção tão boa quanto você pensa para acabar com o frio
O banho quente pode não ser uma opção tão boa quanto você pensa para acabar com o frio - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Banho quente no frio faz mal? Especialista explica

A gente sabe que, no frio, é muito gostosinho tomar aquele banho quente, mas isso não é 100% recomendado; saiba quais os danos

Depois de um dia de muito frio, muita gente curte tomar um banho bem quentinho. Afinal, isso dá uma sensação de espantar o frio e chega até a nos relaxar um pouco, não é mesmo? Porém, tomar banhos tão quentes, mesmo nas estações mais frias, pode trazer malefícios.

Isso porque o banho com uma temperatura muito alta acaba comprometendo a hidratação natural do nosso corpo, que é fundamental para manter a pele saudável e o equilíbrio da flora, do PH e da oleosidade. “Além disso, a hidratação natural evita o ressecamento e o envelhecimento precoce”, diz a esteticista e dermaticista Patrícia Elias.

Segundo a especialista da Clínica de Estética Patrícia Elias, nossa pele produz uma oleosidade natural, responsável pela hidratação. Então quanto mais tempo embaixo do chuveiro em altas temperaturas, mais isso é afetado e desregulado. Com isso, o nosso corpo acaba entendendo que deve produzir ainda mais óleo para dar conta da desidratação e os nossos poros ficam ainda mais dilatados.

Mas os danos do banho quente não estão concentrados apenas na pele. Na verdade, ele também é prejudicial para os cabelos. “A água quente não prejudica apenas o couro cabeludo, mas também os fios por estimular demais as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade e atrapalhando também quem sofre de queda de cabelo ou luta contra a caspa”, argumenta Patrícia.

Temperatura correta para o banho

Muitas pessoas, após descobrirem os malefícios do banho quente, podem pensar “é para tomar banho gelado no frio, então?” De acordo com a esteticista, não!

E que bom, né? Até porque, ninguém merece água gelada em dias de frio. Assim, o recomendado é encontrar uma temperatura morna que seja agradável e deixe o banho ser prazeroso sem trazer problemas para a pele e os cabelos.

Agora no caso de quem possui condições específicas de pele, o ideal é deixar o banho um pouco mais frio para não piorar. “Quem tem predisposição a dermatites e acne, por exemplo, deve manter a temperatura mais fria possível”, diz a especialista.

Confira o vídeo abaixo sobre o assunto:

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Receitas

Confira ideias de pratos práticos, deliciosos e reconfortantes para saborear durante o inverno e espantar o frio