Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica os benefícios de treinar em dupla e indica exercícios para fazer com o seu amor
Treinar em casal pode ajudar a fortalecer o relacionamento - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Treino em casal: saiba os benefícios de treinar com o seu parceiro

Especialista explica os benefícios de treinar em dupla e indica exercícios para fazer com o seu amor

Criar e manter o hábito de praticar alguma atividade física é essencial para cuidar da saúde física e mental. Mas além do benefício individual, essa prática, quando feita junto com o parceiro (a), pode beneficiar o relacionamento. 

De acordo com um estudo publicado pela National Institutes of Health, os casais que treinam juntos desenvolvem maior cumplicidade e afeto, melhorando o relacionamento como um todo.

Camila Braido, professora de ginástica e aulas coletivas, da Bio Ritmo, fala sobre os benefícios do treino em casal. Ela explica que a companhia pode ser um incentivo e tanto para contrariar as estatísticas, deixar o shape em dia e fazer um programa a dois ótimo para saúde.

“Seja com um HIIT, corrida, pilates, danças, crossfit, yoga, ciclismo, o treino a dois oferece uma oportunidade de construir laços ainda maiores, fortalecendo relações e proporcionando um espaço seguro para compartilhar experiências, desafios e conquistas”. 

Abaixo, a profissional destacou cinco benefícios que treinar junto com o parceiro (a) pode oferecer à saúde e indicou alguns exercícios para fazer a dois. Confira! 

1. Melhora da comunicação e a conexão emocional

Praticar a comunicação em momentos de estresse é uma ótima oportunidade para aprender a vocalizar suas emoções e dar opiniões sem discutir ou brigar. Além de exercitar a comunicação não-verbal, uma forma de comunicação que não depende de palavras e fortalece a conexão emocional, o nível de segurança e proximidade do casal.

2. Aumenta a motivação

Ter alguém para te incentivar a treinar melhor, para impedir de ser vencido pela preguiça e comemorar as conquistas é maravilhoso. E, quando isso é uma via de mão dupla, a tendência é que os treinos sejam mais produtivos, mais frequentes e mais intensos.

3. Tempo de qualidade

Com tanto trabalho, estudo e compromissos, pode ser difícil aproveitar um tempo de qualidade com a pessoa amada, não é?. Por isso, o treino em casal é uma excelente oportunidade para vocês estarem juntos, aproveitando mais a companhia um do outro!

4. Melhora a performance no treino

A presença de alguém que te apoia afeta a sua capacidade de fazer uma atividade positivamente. Com um aumento da produção de energia e a velocidade, mesmo que você não perceba.

5. Diminui o estresse e aumento o bem-estar

O exercício físico já é um ótimo remédio no combate ao estresse, por liberar hormônios que oferecem a sensação de bem-estar. Mas, ao treinar em casal essa sensação pode ser ainda melhor, pois tem alguém para te motivar e conversar, fazendo com que se sinta menos solitário e o treino seja ainda mais dinâmico.

Exercícios para fazer em dupla

Retrocesso alternado

Este exercício é ideal para quem deseja fortalecer de forma completa glúteos, pernas e panturrilha. Ao treinar em dupla, ele exige uma maior força e coordenação para execução, sendo necessário compreender e entender o parceiro para uma melhor execução. Faça 10 repetições em cada perna. 

Abdominal remador 

Para continuar trabalhando os músculos do core, o abdominal remador em dupla ajuda a deixar o exercício mais animado. De frente com a sua dupla, busque levantar com a força do seu abdômen até alcançar a mão do seu parceiro (a). A recomendação é fazer 15 a 20 repetições. 

Corrida joelho alto 

Por fim, a corrida com o joelha alto combinada com o agachamento isométrico faz com que você trabalhe um exercício cardiorrespiratório, fortalecendo o quadríceps e as articulações do joelho, mais a promoção do ganho muscular nas regiões do glúteo, lombar, quadríceps e o abdômen. Faça 20 segundos alternando com 20 segundos de agachamento isométrico.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem