Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra curiosidades sobre chocolate bem interessantes
Descubra curiosidades sobre chocolate bem interessantes - Shutterstock

Receitas

Curiosidades sobre o chocolate: fatos interessantes sobre essa delícia

Quem não ama chocolate, não é mesmo? Descubra muitas curiosidades incríveis sobre esse alimento queridinho de tanta gente!

É muito difícil encontrar uma pessoa que não adore chocolate, ou pelo menos algum de seus tipos. Até porque tem para todos os gostos – ao leite, amargo, meio amargo, branco, com os mais diversos sabores adicionados… é quase impossível não encontrar um que te agrade.

Não é à toa que dizem por aí que o chocolate traz felicidade. Mas será que isso é mesmo verdade? Essa é apenas uma das questões que muitas pessoas se fazem sobre esse alimento e que têm respostas super curiosas.

A seguir, veja essa e outras curiosidades sobre o chocolate:

Chocolate como bebida

Você sabia que o chocolate surgiu como bebida? Isso mesmo! Um líquido de chocolate já era bebido pelos maias e astecas durante rituais. No século XVI, isso foi levado à Europa e, por lá, a bebida foi considerada luxuosa e reservada apenas para a classe alta.

A qualidade do chocolate

O que determina a qualidade de um chocolate não é seu produtor ou a maneira como seus grãos são fermentados ou torrados, apesar de essas coisas ajudarem bastante. O determinante principal mesmo são os grãos em si, sendo necessário que eles sejam de qualidade.

Produção do chocolate

O continente que mais produz cacau no mundo atualmente é a África. Essa produção é ainda maior nos países da África Ocidental, como Costa do Marfim e Gana. Já a transformação desse cacau em chocolate é feita principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Chocolate mais saudável

Talvez você já tenha ouvido dizer que o chocolate mais amargo é uma opção mais saudável e até que ajuda no processo de emagrecimento quando comido sem exageros. E é isso mesmo! Para ser uma opção mais saudável, ele deve ter pelo menos 35% de sólidos de cacau. Se for acima de 70%, melhor ainda, conseguindo até trazer benefícios para a saúde.

Derrete na boca

Sabe por que o chocolate derrete quando você o coloca na boca? É porque a sua temperatura de fusão é bem baixa, ficando entre 30 e 32º C. Assim, ele começa a derreter facilmente.

Chocolate traz felicidade?

Finalmente, a questão tão esperada. Sim, o chocolate traz um tipo de felicidade, uma vez que a sua serotonina estimula o cérebro, relaxa o corpo e dá essa sensação momentaneamente. Por isso mesmo, é um alimento tão viciante.

Entretanto, é preciso ter atenção, pois chocolate em excesso pode trazer problemas de saúde e bem-estar e dar o efeito contrário.

E aí, curtiu as curiosidades sobre o chocolate?

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil