Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda como consumir pão na dieta saudável
Entenda como consumir pão na dieta saudável - Shutterstock

Receitas

Pão pode fazer parte da dieta? Saiba como consumir de forma saudável

Questões como o tipo de pão e seus acompanhamentos podem fazer muita diferença na dieta saudável e no processo de emagrecimento

Quando alguém começa uma dieta para ser mais saudável ou emagrecer, uma das primeiras coisas que pensa em fazer é cortar o pão. Afinal, ele é muitas vezes visto como vilão, especialmente no sentido do ganho de peso.

Entretanto, você não precisa abrir mão desse alimento, especialmente se for algo que gosta bastante de consumir. O pão pode, sim, entrar na dieta, desde que da forma correta. Para isso, você vai precisar pensar no tipo de pão que escolherá, na sua quantidade e até no que colocará dentro.

A seguir, a nutricionista Caroline Medeiros, que é responsável técnica pela policlínica do UNASP, dá algumas dicas de como consumir o pão de forma mais saudável:

Escolha o pão ideal

Todos os pães podem entrar em uma dieta, desde que com moderação. No entanto, existem aqueles que podem ser mais adequados para um dia a dia saudável. “O ideal é sempre consumir aqueles pães com menos ingredientes e sua composição, pois eles são considerados ‘mais naturais’”, explica a nutricionista.

Em relação à composição, ela é similar na maioria dos pães. Contudo, é preciso ter atenção àqueles que têm algo a mais neles, como os doces.

No caso de quem quer emagrecer, também é indicado optar pelo pão integral, que, segundo a especialista, possui mais fibras e, portanto, melhora o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade. Porém, lembre-se que ele não precisa ser o único na alimentação, desde que seja tudo com equilíbrio.

Consuma com proteínas

Não é só o tipo do pão que importa para que ele possa ser mais saudável e entrar mais corretamente na dieta. O ideal é sempre o consumir com alguma proteína.

Caroline lista como exemplos ovo, carne moída, patê de grão-de-bico, atum e frango desfiado. “Essa recomendação auxilia na absorção da glicose, aumenta o aporte de proteínas e melhora a saciedade”, comenta.

Preste atenção na quantidade

É importante prestar atenção na quantidade de pão. A nutricionista recomenda até 4 fatias de pão de forma ou 2 pães franceses por dia para as pessoas no geral.

Isso muda dependendo dos seus objetivos, então é essencial procurar um especialista que possa dar indicações para o seu caso específico.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil