Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como perder peso de forma segura e sem restrições
Saiba como perder peso de forma segura e sem restrições (Créditos: Shutterstock)

Saúde

Quer perder peso? Profissional indica formas de emagrecer com saúde

De acordo com especialista, hábitos como dormir bem, planejar as refeições e até praticar meditação ajudam a perder peso; saiba mais

O que não falta na internet são soluções rápidas para perder peso. E você, com certeza, já deve ter ido atrás delas alguma vez, não é? O único problema é que nem sempre essas informações são benéficas, viu? Principalmente quando se trata da “nova dieta da moda” ou daqueles planos alimentares bem restritivos.

No final das contas, a perda de peso é diferente para todos, e o plano deve depender do que é saudável para cada pessoa, como afirma a médica nutróloga Cristiane Coelho, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Parto do princípio de que cada pessoa tem um biotipo e que esse é um aspecto importante a ser considerado. É necessária uma avaliação das reais possibilidades e dos resultados almejados pelo paciente”.

Dietas restritivas e inadequadas podem prejudicar a saúde
Dietas restritivas e inadequadas podem prejudicar a saúde (Créditos: Shutterstock)

Atitudes para aderir e emagrecer com saúde

No entanto, existem alguns hábitos que podemos adotar para potencializar a perda de peso e um deles é dormir bem. “Ter um sono regular ajuda no controle do consumo de alimentos, principalmente os mais calóricos, regulando o hormônio da fome: grelina; e da saciedade: leptina”, explica a especialista. O sono regular também auxilia no controle dos níveis de estresse pela diminuição do cortisol. 

Outra dica valiosa que Cristiane dá é o planejamento das refeições. Tal atitude prepara o cérebro para ação e nos ajuda na organização das tarefas. “Visualizar a agenda distribuída em períodos colabora para saber que as metas são tangíveis para cada dia. Planeje desde a compra de alimentos para deixar sua dieta mais saudável, como frutas e vegetais, até o tempo para se exercitar, consultas médicas, enfim, deixe o planejamento em ordem. Assim, suas ações serão saudáveis também”, pontua. 

Além disso, participar do processo de preparo das refeições é positivo para adequar cada ingrediente da receita. “Colocar em prática o conhecimento e o afeto durante o processo da refeição, além de ser saudável, faz parte da memória afetiva junto à família”, complementa.  

A especialista destaca ainda a importância do movimento no processo de emagrecimento. De acordo com Cristiane, a prática de exercícios físicos auxilia no gasto energético, contribuindo com a manutenção e perda de peso, além de liberar endorfina no organismo durante e após os exercícios, sejam eles aeróbicos ou anaeróbicos.

Por fim, segundo a médica, a meditação também é uma ótima aliada no processo do emagrecimento. “O aumento da concentração ajuda a reorganizar os pensamentos contribuindo com melhor bem-estar físico e emocional”, destaca. As massagens também podem causar essa sensação e neste caso, a via muscular libera ocitocina onde também atinge o bem-estar físico e emocional.

E aí, ficou interessado em saber mais sobre perder peso com saúde? Então confira este vídeo com as principais informações sobre o assunto!

Fonte: Cristiane Coelho, médica nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da International Colleges For The Advancement Of Nutrition (ICAN).

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável