Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder o sono
Beber café antes de dormir pode afetar a qualidade do sono - Foto: Shutterstock

Saúde

Quantas horas antes de dormir devo parar de tomar café? Saiba aqui!

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder o sono

Tomar café com leite de manhã ou um cafezinho depois do almoço faz parte do hábito de muitas pessoas. Mas consumir a bebida durante a noite, antes de dormir, pode trazer consequências para a qualidade do sono. 

A cafeína, principal componente do café, é conhecida por suas propriedades psicoativas, agindo principalmente como um estimulante do sistema nervoso central. Ela bloqueia a ação de um neurotransmissor conhecido como adenosina, que promove o sono e o relaxamento.

Para o Alto Astral, a médica nutróloga Ana Luisa Vilela explicou que em excesso, a cafeína pode provocar taquicardia, sudorese, náuseas, aumento da secreção gástrica e diarreia. Já quando a pessoa decide parar o consumo, pode enfrentar sintomas de abstinência. 

“Quando há um consumo constante e este é interrompido, pode levar a quadros de cansaço e irritabilidade”, comentou. Para a maioria dos adultos, até 400 mg de cafeína por dia é considerado seguro. Isso equivale a cerca de quatro xícaras pequenas de café. 

Quanto tempo antes de dormir devo parar de beber café?

O tempo que a cafeína permanece no organismo pode variar de pessoa para pessoa, devido às diferenças no metabolismo. Porém, estima-se que ela possa permanecer em média de 3 a 6 horas no corpo de um adulto. 

Por isso, é recomendado evitar o consumo de café e outras bebidas com cafeína, como chá preto, chá verde e refrigerantes, pelo menos 6 horas antes de dormir. O ideal é ingerir bebidas não estimulantes, como camomila, erva-cidreira ou capim-limão, por exemplo. 

Dicas para dormir bem

Para garantir um sono reparador, além de controlar o horário de consumo de cafeína, é importante adotar hábitos saudáveis que ajudem a dormir melhor. Veja alguns exemplos:

  • Mantenha um horário regular para dormir e acordar;
  • Crie um ambiente propício para o sono com pouca luz e ruído;
  • Desconecte-se de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir;
  • Faça atividades relaxantes antes de dormir, como ler ou tomar um banho quente.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê