Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como extrair e armazenar o leite materno
Veja como extrair e armazenar o leite materno - Shutterstock

Saúde

Extração e armazenamento do leite materno: como fazer?

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

O leite materno é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, recomendado até os dois anos de idade, sendo, inclusive, a única forma de alimentação indicada até os seis meses. Assim, é muito importante tê-lo sempre disponível para os pequenos.

Por isso mesmo, muitas mães têm optado por extrair e armazenar esse leite em certas situações. É o caso, por exemplo, de quando a mãe vai estar ausente por certos períodos do dia e é preciso ter o leite materno em condições adequadas para alimentar o neném.

Entretanto, não é só extrair e armazenar o leite de qualquer forma – existem diretrizes e regras específicas para isso, para garantir que ele fique em boa condição. Quer saber quais são elas? A seguir, Carolina Curci, ginecologista e obstetra, compartilha conselhos valiosos para mães que estão amamentando:

Preparação cuidadosa antes da extração

“Antes de começar a coleta do leite, é essencial adotar procedimentos de higiene rigorosos”, explica Carolina Curci. A médica recomenda tirar todas as joias, cobrir os cabelos, usar uma máscara ou lenço, além de lavar bem as mãos e os braços até o cotovelo, limpando as mamas apenas com água.

“Secar as mãos e as mamas com papel-toalha ou um pano limpo, para evitar deixar resíduos, é um passo essencial para prevenir a contaminação do leite”, acrescenta.

Técnica correta durante a extração

Na hora de fazer a extração, a palavra-chave é relaxamento. A mãe precisa estar calma e realizar movimentos circulares suaves na mama com as mãos ou uma bomba. A especialista aconselha que as mães descartem os primeiros jatos de leite e armazenem o resto imediatamente em um frasco adequado.

Frascos de armazenamento apropriados

Os frascos usados para o armazenamento devem ser de fácil limpeza e desinfecção, possuir boa vedação e ser feitos de material inerte. A esterilização adequada dos frascos e tampas é essencial, assim como evitar contato com a parte interna após a limpeza.

Para as mães que precisam viajar durante o verão, Carolina recomenda o uso de saquinhos especiais para armazenamento de leite materno. “Esses saquinhos ajudam a manter o leite na temperatura ideal durante o transporte”, explica. Ela também sugere o uso de bolsas térmicas com gelo para viagens mais longas.

Conservação e validade do leite

Após armazenado na geladeira, o leite materno tem validade de 12 horas. Já se colocado no freezer, pode ficar lá por até 15 dias, de acordo com a ginecologista. Se misturar leites de diferentes coletas, considere sempre a data de validade da primeira extração.

É essencial que o leite materno fique sempre em temperaturas abaixo de 4ºC ou, se no freezer, abaixo de 18ºC. Se fugir disso, ele pode perder nutrientes ou mesmo favorecer o crescimento de bactérias.

Descongelamento e oferta ao bebê

Para descongelar, o leite deve ser aquecido em banho-maria com a água já desligada e agitado lentamente para misturar os componentes. Não use o micro-ondas ou água quente demais. Ademais, ao oferecer ao bebê, o leite deve estar em um copinho, xícara ou colher, de forma que o bebê possa lamber e engolir sem risco de engasgo.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê