Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O consumo diário desses alimentos é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças
A alimentação saudável é essencial para garantir saúde e qualidade de vida - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Alimentação saudável: 3 alimentos que NÃO podem faltar na sua dieta

O consumo diário desses alimentos é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças diversas

A busca por uma alimentação saudável tem se tornado um objetivo comum em grande parte das pessoas, e identificar os melhores alimentos que podem promover a saúde e bem-estar é essencial. 

De acordo com o médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo, existem três alimentos que são indispensáveis para quem busca começar a se alimentar melhor sem dietas mirabolantes. São eles: 

Esses alimentos são ricos em nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, necessários ao bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças. Abaixo, o especialista explica a importância desses alimentos na nossa alimentação.

Salmão

O salmão é reconhecido como um dos alimentos mais nutritivos para a saúde, pois é fonte de ácidos graxos ômega-3, que são essenciais para a saúde cardiovascular e cerebral. O alimento também é rico em vitamina D e selênio, que auxiliam no fortalecimento da imunidade e combatem o envelhecimento precoce. 

Apesar dos benefícios que pode oferecer à saúde, o salmão possui um valor mais elevado para algumas pessoas. No entanto, é possível considerar alternativas mais acessíveis que oferecem benefícios nutricionais semelhantes, como sardinhas, cavala, arenque e atum, por exemplo. 

Vegetais verdes

Vegetais verdes são altamente nutritivos e devem fazer parte da dieta diária de qualquer pessoa que busca uma alimentação saudável. Eles são ricos em vitaminas A, C e K, essenciais para a visão, sistema imunológico e coagulação sanguínea, além de conter minerais importantes, como ferro e cálcio. 

O ferro é crucial para a formação de hemoglobina e transporte de oxigênio no sangue, enquanto o cálcio é fundamental para a saúde óssea. Além disso, esses vegetais são ricos em fibras, que promovem a saúde digestiva, e antioxidantes, que protegem as células contra danos causados pelos radicais livres. 

Vegetais como espinafre, couve e escarola são ricos em potássio e vitamina K, nutrientes essenciais para a gestão da pressão arterial e saúde dos ossos. O espinafre, em particular, destaca-se por suas propriedades antioxidantes e capacidade de ajudar no controle do diabetes tipo 2.

Ovos

Por muito tempo, os ovos foram injustamente acusados de aumentar os níveis de colesterol no sangue. No entanto, estudos recentes têm desmistificado essa crença, revelando que o consumo moderado de ovos pode beneficiar a saúde do coração. Os ovos também se destacam como uma excelente fonte de proteínas completas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, como a colina, que é crucial para a saúde cerebral e o desenvolvimento cognitivo.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil