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Médica explica como práticas comuns do dia a dia tendem a causar dores de cabeça e destaca ações importantes para melhora do bem-estar
Entenda quais hábitos podem provocar dores de cabeça - Foto: Shutterstock

Saúde

Atente-se a eles! 7 hábitos que podem causar dores de cabeça

Médica explica como práticas comuns do dia a dia tendem a causar dores de cabeça e destaca ações importantes para melhora do bem-estar

O incômodo causado pelas dores de cabeça, além de afetar a saúde e o bem-estar, pode impactar todos os compromissos do dia. As dores de cabeça do tipo cefaleia tensional e a migrânea – a famosa enxaqueca –, são a segunda maior causa de incapacidade global e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor do tipo enxaqueca acomete mais de um bilhão de pessoas no mundo.

O fato destas dores serem tão comuns e atingir tantas pessoas pode estar ligado, justamente, a hábitos corriqueiros, que são repetidos todos os dias, e que tendem a gerar os quadros de dor, explica a médica Elisa Rizkalla, profissional da área de Neurologia do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS. 

“Alguns hábitos têm o potencial de causar dores de cabeça porque estão relacionados a fatores que podem desencadear alterações fisiológicas no corpo, como tensões musculares, desidratação, alterações nos níveis de neurotransmissores e hormônios que, por sua vez, podem desencadear dores de cabeça tensionais ou enxaquecas”, comenta. 

Para que as pessoas que sofrem desse problema possam cuidar melhor da sua saúde, a especialista listou sete hábitos comuns que podem provocar dores de cabeça e enxaquecas. Confira: 

Hábitos que causam dores de cabeça

1. Má postura

A postura inadequada, principalmente quando se passa longos períodos sentado em uma posição desconfortável, pode levar a tensões musculares na região do pescoço e dos ombros, causando cefaleias tensionais. 

2. Consumo de cafeína em excesso

O consumo exagerado de cafeína pode causar desidratação e vasoconstrição, o que pode levar a dores de cabeça. Além disso, a interrupção brusca da ingestão de cafeína também pode desencadear cefaleia em algumas pessoas. Segundo a médica, a quantidade segura para o consumo de cafeína varia de pessoa para pessoa. 

“Em geral, especialistas recomendam que os adultos limitem o consumo da substância a cerca de 400 mg por dia, o que equivale a cerca de quatro xícaras de café. No entanto, algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína, por isso, é importante estar atento aos sinais do próprio corpo e ajustar a ingestão conforme necessário”.

3. Estresse

“Quando uma pessoa está estressada, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol e adrenalina, que causam a tensão dos músculos e vasos sanguíneos. Essa tensão pode levar a dores musculares na região do pescoço e da cabeça, resultando em dores de cabeça tensionais”, afirma Elisa.

De acordo com a especialista, o estresse crônico também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, que por sua vez podem aumentar a sensibilidade à dor e desencadear ou agravar dores de cabeça.

4. Sono inadequado

O sono inadequado pode ser um fator desencadeante ou agravante das dores de cabeça. Isso ocorre porque o sono desempenha um papel importante na regulação dos processos inflamatórios, na recuperação muscular e na manutenção do equilíbrio hormonal, essenciais para a prevenção das dores. “Por outro lado, as dores de cabeça também podem interferir na qualidade do sono, criando um ciclo vicioso em que a falta de sono leva a dores de cabeça”, afirma a médica.

5. Alimentação inadequada

O consumo excessivo de alimentos ricos em conservantes, gorduras saturadas, açúcares e aditivos químicos, bem como a desidratação, podem desencadear cefaleia em algumas pessoas sensíveis a esses alimentos. Além disso, pular refeições ou ficar muito tempo sem se alimentar também pode desencadear crises de enxaqueca em algumas pessoas.

6. Pouca ingestão de água

A falta de hidratação pode contribuir para dores de cabeça, pois a desidratação tende a levar à diminuição do volume de sangue e, consequentemente, à redução do fluxo sanguíneo para o cérebro. “A quantidade de água recomendada diariamente pode variar de acordo com o peso, idade, sexo e nível de atividade física de cada indivíduo. Como recomendação geral, é sugerido que adultos ingiram cerca de 2 a 3 litros de água por dia, o que equivale a aproximadamente 8 a 12 copos de água”, afirma.

7. Uso excessivo de telas

O excesso do uso de telas pode causar cefaleia e isso ocorre devido à tensão nos músculos do pescoço e da cabeça causada pela postura incorreta ao usar dispositivos eletrônicos, pela exposição prolongada à luz azul emitida pelas telas, pelo esforço visual excessivo e pela falta de descanso para os olhos. 

Veja o que a médica indica para prevenir as dores de cabeça causadas pelo uso excessivo de telas:

  • Mantenha uma boa postura ao usar dispositivos eletrônicos, deixando a tela na altura dos olhos e evitando inclinar o pescoço para frente;
  • Faça pausas a cada hora de uso, olhando para longe da tela por alguns minutos e alongando o pescoço e os ombros;
  • Regule o brilho da tela e utilize filtros de luz azul para reduzir a exposição a essa luz prejudicial;
  • Mantenha uma boa iluminação ambiente, evitando reflexos na tela que possam forçar os olhos;
  • Realize exames oftalmológicos regularmente para garantir que a visão esteja saudável e corrigida, se necessário.

Como prevenir as dores de cabeça?

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir as dores de cabeça e enxaquecas. Veja quais são elas abaixo:

  • Estabelecer uma rotina de sono regular: ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias pode ajudar a regular o seu relógio biológico e melhorar a qualidade do sono.
  • Criar um ambiente propício para dormir: mantenha o quarto escuro, silencioso e em uma temperatura confortável. Use cortinas blackout, protetores auriculares e um bom colchão para garantir um sono tranquilo.
  • Evitar cafeína, álcool e alimentos pesados ​​antes de dormir: estes podem interferir na qualidade do sono e causar dores de cabeça. Opte por chás de ervas, leite morno ou outras bebidas relaxantes antes de dormir.
  • Praticar exercícios regularmente: a atividade física regular pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono. No entanto, evite exercícios intensos próximo da hora de dormir.

Sinais de alerta

Alguns sinais indicam que uma dor de cabeça pode ser sintoma de um problema de saúde mais grave. São eles:

  • Dor de cabeça repentina e intensa;
  • Dor de cabeça acompanhada de febre alta;
  • Dor de cabeça acompanhada de rigidez no pescoço;
  • Dor de cabeça acompanhada de perda de consciência;
  • Dor de cabeça acompanhada de visão dupla, turva ou perda súbita de visão;
  • Dor de cabeça acompanhada de fraqueza em um lado do corpo;
  • Dor de cabeça acompanhada de problemas de fala, confusão mental ou dificuldade para se locomover;
  • Dor de cabeça que piora com o tempo ou que não melhora com o uso de medicamentos.

“É importante ressaltar que, em casos de dores de cabeça persistentes e intensas, é recomendado buscar a avaliação de um médico para realizar o diagnóstico correto e receber o tratamento adequado”, conclui Elisa. 

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