Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Consuma açaí de forma saudável com essas dicas
Consuma açaí de forma saudável com essas dicas - Shutterstock

Receitas

Açaí: nutricionista explica como consumir de forma saudável

O açaí pode fazer muito bem para o organismo, desde que sejam seguidas algumas recomendações no seu consumo; saiba quais

O açaí se torna uma opção refrescante e gostosa durante a temporada de calor. No entanto, muitas dúvidas cercam esse alimento. Afinal de contas, o açaí engorda? É calórico? E é ou não saudável?

Primeiramente, é preciso ressalta que o açaí tem uma enorme quantidade de benefícios para o organismo. Ele contém um verdadeiro arsenal de nutrientes, como o ferro, o ácido fólico e a vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

“Ele também possui vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos e antioxidantes”, explica a nutricionista Francielle Gouveia, do Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba.

A especialista comenta que cada 100 gramas de açaí puro contêm 58 calorias, ou seja, esse nem é um alimento tão calórico assim. Para ter todas as vantagens sem engordar ou criar algum problema de saúde, é preciso seguir algumas instruções.

Como consumir?

A grande questão está na forma como algumas pessoas consomem o açaí. É comum ver esse alimento acompanhado de xarope de guaraná, brigadeiro, creme de avelã, chocolate e leite condensado, que são bem calóricos.

“A fama do açaí ser calórico não está na fruta pura em si, mas sim no acréscimo dos xaropes e acompanhamentos, que aparecem de forma exagerada e que não trazem benefícios nutricionais. Por isso, aposte em acompanhamentos mais saudáveis como é o caso das outras frutas”, orienta Francielle.

Por isso, a versão natural do açaí, sem açúcares ou xaropes, é a forma mais saudável de consumir esse fruto. Além disso, a sua polpa pode ser batida com água ou fruta, sendo um bom ingrediente para sucos de banana, de laranja com couve e de abacaxi com hortelã.

Outro erro ocorre quando as pessoas decidem “substituir uma refeição” pelo açaí, pensando que assim vão evitar ingerir calorias demais. “O ideal é que não seja consumido na forma de substituição das principais refeições como o almoço e jantar, mas sim na forma de um lanche”, diz a nutricionista.

Ou seja, não tem problema nenhum consumir açaí, desde que sem exageros, com os acompanhamentos corretos e sem trocar refeições por ele!

Diabético pode? E quem tem colesterol alto?

Essa é outra dúvida muito comum sobre o açaí e, de acordo com a especialista a resposta para o caso dos diabéticos é simples: pode, mas em pequenas quantidades. “Isso deve ocorrer só de vez em quando e sem permitir que isso se torne uma rotina”, esclarece a profissional.

Já no caso do colesterol, Francielle explica que o açaí, na verdade, ajuda na redução do LDL, o colesterol ruim, por conta das antocianinas e fitoesteróis. Dessa forma, a fruta auxilia na prevenção da formação de placas de ateroma (formada pelo depósito de gordura, principalmente colesterol) que pode obstruir vasos sanguíneos.

Fonte: SportLife

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Inverno aumenta o consumo de alimentos calóricos, o que exige atenção e cuidados com a alimentação