Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O mês de dezembro acende o alerta para doenças como o câncer de pele
O mês de dezembro acende o alerta para doenças como o câncer de pele - Foto: Shutterstock

Saúde

Câncer de pele: médica indica cuidados essenciais para o verão

O dezembro laranja traz luz para problemas de saúde importantes como as doenças de pele; veja informações importantes de como se prevenir

O verão chega ao Brasil no dia 21 de dezembro e, com isso, vem aquele calor característico da estação. E na temporada mais quente do ano é preciso intensificar os cuidados gerais, principalmente com a saúde da pele. Isso porque, com uma maior exposição solar, aumentam os riscos de doenças de pele severas.

Criada em 2014, a campanha Dezembro Laranja é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) cujo objetivo é conscientizar sobre uma dessas doenças: o câncer de pele. Segundo a médica especialista em dermatologia Flávia Villela, a ação é necessária pois esse é o tumor de maior incidência no Brasil.

Apenas no ano passado, o câncer de pele do tipo não-melanoma representou uma estimativa de 176.930 casos, sendo 93.770 homens e 93.160 mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Foram também 8.450 casos de melanoma, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres.

Sintomas do câncer de pele

Um dos primeiros sinais de alerta para o câncer de pele está no surgimento de manchas, feridas e pintas. “Qualquer sinal visível, sintoma ou histórico da doença na família deve ser comunicado imediatamente ao médico de confiança para um diagnóstico preciso” reforça Flávia.

Uma das causas para o surgimento da doença está na exposição solar excessiva, sem nenhum tipo de proteção. Essa atitude pode provocar alterações nas células, favorecendo o desenvolvimento do câncer.

E como se prevenir?

Como na maioria das doenças, a melhor forma de evitar o câncer de pele é apostar na prevenção. Por isso, todos os cuidados devem ser redobrados no verão, por conta da maior exposição ao sol.

A especialista também comenta sobre a hidratação. Ela tem que ser adequada, tanto pela ingestão de água, quanto pelo uso de dermocosméticos que agirão na pele de dentro para fora. Além disso, o uso regular do filtro solar e o skincare constante também são essenciais.

“Essas ações impactam positivamente a saúde e qualidade da pele, potencializando a proteção e prevenção contra os problemas de pele e neoplasias futuras”, afirma.

O uso de protetor solar é muito importante para a prevenção do câncer de pele
O uso de protetor solar é muito importante para a prevenção do câncer de pele – Foto: Shutterstock

Flávia ressalta também que os cuidados valem tanto para a pele do corpo quanto para a pele do rosto. Isso sem deixar de lado a proteção dos lábios e cabelos também. Apesar desses cuidados precisarem de uma potencialização no verão, essas ações devem durar o ano todo.

Outra orientação essencial para evitar o câncer de pele é evitar a exposição em exagero à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h. A médica também recomenda o uso de acessórios de proteção, como bonés ou chapéus.

Por fim, vale lembrar que o monitoramento dermatológico de pintas escuras e histórias prévias de câncer de pele na família também é importante, tudo bem?

Fonte: Flávia Villela, médica especialista em dermatologia.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê