Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda mais sobre o processo de explante de silicone
Entenda mais sobre o processo de explante de silicone - Foto: Shutterstock

Saúde

Explante de silicone: saiba como funciona a retirada da prótese

Cirurgiã plástica explica o que é o explante e o que é preciso saber sobre a retirada do silicone das mamas

Já faz algum tempo que a cirurgia plástica de silicone nos seios é uma tendência entre as mulheres. Porém, recentemente, o procedimento contrário — ou seja, a retirada dessa prótese — também vem sendo muito procurado. Entre os motivos, está a tendência atual de buscar por um corpo e por uma beleza mais natural.

“A grande maioria dos casos é feita por mulheres que decidem retirar o silicone por uma mudança em sua percepção corporal e estilo de vida, elas buscam algo mais natural e não querem mais conviver com aquele corpo estranho”, diz a cirurgiã plástica Dra. Patrícia Marques, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Além disso, há quem precise fazer o explante por conta de certas doenças que podem surgir com o implante de silicone. “São doenças raras, como o linfoma anaplásico de células gigantes e a síndrome Ásia, a prótese provoca reações no corpo nesses casos e precisa da remoção”, explica a Dra. Patrícia.

Porém, muitas dúvidas podem surgir antes de fazer esse procedimento da retirada da prótese. Assim, se você é uma das pessoas que quer realizá-lo, mas deseja saber mais sobre o procedimento, quem pode fazê-lo, se há alguma consequência negativa e como ocorre a recuperação, entre outras informações, veja a seguir:

Explante de silicone: procedimento e recuperação

O procedimento consiste, basicamente, em retirar a prótese totalmente íntegra, juntamente com a cápsula que a reveste, das mamas. Apesar de não ser obrigatório, a pessoa pode também fazer outro procedimento, a mamoplastia, na qual se retira parte do excesso da pele e se remodela as mamas. Isso porque, retirando o silicone, os seios costumam ficar um pouco flácidos.

Além disso, o explante também pode ocorrer pela mesma cicatriz já existente por conta do implante. O procedimento de retirar os implantes de silicone pode ser feito por qualquer pessoa, exceto em casos onde as condições de saúde do paciente sejam realmente muito precárias e, por isso, o risco da cirurgia se torne alto.

No geral, o explante de silicone é, segundo a especialista, relativamente tranquilo. Aliás, a recuperação também não demora muito, costumando durar aproximadamente duas semanas.

As recomendações para esse pós-operatório podem variar um pouco dependendo de alguns fatores, como se houve também a mamoplastia ou não. Por isso, o mais importante nesse sentido é seguir rigorosamente aquilo que o seu médico orientar.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável