Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Mesmo sendo uma condição comum, as axilas escurecidas causam incômodo
Mesmo sendo uma condição comum, as axilas escurecidas causam incômodo - Foto: Shutterstock

Beleza

Desodorante natural pode te ajudar a clarear as axilas; veja receita

O escurecimento das axilas causa um incômodo estético em muitas pessoas, principalmente no verão, onde é comum usar roupas mais frescas

O contato intenso da pele com lâminas de depilação pode deixar as axilas mais escuras. E a estética da região é algo que incomoda e impede muitas mulheres de usar biquínis ou peças de roupa que deixam os braços à mostra. Apesar de comum, é possível reverter essa situação com formas seguras de clarear a axila.

Uma atitude que ajuda a diminuir o escurecimento é evitar o uso de antitranspirantes após a depilação. Esse é um produto que torna as manchas mais evidentes e que possui diversos substitutos.

Inclusive, um desses substitutos pode ser feito por você, ao estilo do it yourself (DIY). Com a ajuda da esteticista dermaticista Patrícia Elias, você aprenderá uma receita de desodorante natural e caseiro para clarear as axilas. Confira a seguir:

A diferença entre desodorante e antitranspirante

Na prateleira dos supermercados, a escolha entre ambos até acaba passando despercebida, mas eles possuem diferenças. O desodorante é o cosmético responsável por diminuir o odor provocado por fungos e/ou bactérias na região da axila. Já os antitranspirantes carregam uma quantidade específica de cloridróxido de alumínio em suas composição para inibir o excesso de suor da região.

Esse componente, contudo, é considerado como nocivo para o organismo e para o meio ambiente, quando há um uso frequente. “O cloridróxido de alumínio presente nos antitranspirantes age nos canais das glândulas sudoríparas, obstruindo e impedindo a saída do suor”, explica a especialista.

No entanto, essas moléculas são responsáveis por causar irritação, queimação, vermelhidão e coceira na região da axila, além de criar manchas e escurecer a pele”, comenta Patrícia Elias. E é por isso que os antitranspirantes precisam ser evitados por quem quer clarear as axilas, principalmente após o uso de lâminas de barbear. Como a região fica sensibilizada, maiores as chances de irritação.

Desodorantes naturais são vantajosos para quem não quer axilas escurecidas
Desodorantes naturais são vantajosos para quem não quer axilas escurecidas – Foto: Shutterstock

Receita de desodorante caseiro? Temos!

Além de trazer benefícios para a sua saúde e para o meio ambiente, os desodorantes caseiros podem te ajudar a clarear as axilas. É possível comprar uma versão pronta, mas essa é uma possibilidade de economizar. Veja a seguir:

Dentro de um recipiente de desodorante roll-on vazio e higienizado adicione:

  • 15 gotas de óleo essencial de melaleuca, que possui propriedade fungicida, bactericida e conservante natural;
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda para agir como calmante, estimular o colágeno e ajudar a tratar o odor;
  • 3 gotas do óleo essencial de palmarosa, que contribui para despigmentar as axilas e clarear as manchas;
  • 10 ml de óleo vegetal de coco, que ajuda na hidratação, possui ação fungicida e bactericida, além de deixar a pele aveludada;
  • 40 ml de leite de magnésia para completar o frasco.

A aplicação do desodorante caseiro, segundo a esteticista dermaticista, deve ocorrer pela manhã e pela noite. Assim você garante o efeito e clareia as axilas!

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica