Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda
Vitaminas A e B7 são essenciais para evitar a queda de cabelo - Foto: Shutterstock

Beleza

Queda de cabelo: veja 3 nutrientes que ajudam a fortalecer os fios

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

A queda de cabelo é um processo natural e faz parte do ciclo de vida dos fios. Normalmente, uma pessoa adulta perde cerca de 80 fios por dia, dos 150 mil que existem no couro cabeludo. Mas o processo só deve ser considerado preocupante quando a quantidade média é ultrapassada. 

Os cabelos podem cair por fatores genéticos, hormonais, estresse, procedimentos químicos, entre outros. A má alimentação também é um fator que favorece a queda excessiva. Baixos níveis de ferro, zinco e vitaminas do complexo B e C são capazes de propiciar o enfraquecimento de todos os tecidos presentes no organismo, incluindo dos cabelos. 

Para reverter a situação, o educador técnico da Prohall Professional, Matheus Laz, explica que basta manter uma dieta equilibrada e altamente nutritiva, evitando ao máximo alimentos pesados, como doces e frituras. Abaixo, o especialista listou três nutrientes essenciais para evitar a queda de cabelo. Confira:

Vitamina B7

A vitamina B7, também conhecida como biotina, desempenha papel crucial na saúde capilar, pois está diretamente envolvida na produção de queratina, uma proteína essencial para a força e sustentação dos fios. Ao garantir a produção adequada da substância, a biotina proporciona um ambiente favorável para o crescimento e a ancoragem dos fios. Pode ser encontrada em gemas de ovos, nozes, amêndoas, sementes, abacate e couve-flor, por exemplo. 

Vitamina A

Protegendo as células contra o estresse oxidativo, a vitamina A evita o envelhecimento precoce dos folículos capilares. Além disso, regula a produção de sebo, mantendo o couro cabeludo hidratado e propício ao crescimento saudável. Essa substância pode ser achada em alimentos da cor verde escuro, como couve e espinafre, e itens de origem animal, como fígado e ovos.

Vitamina E

Rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a vitamina E contribui para a melhoria da circulação sanguínea, fornecendo nutrientes essenciais aos folículos capilares e promovendo um ambiente ideal para o crescimento saudável dos cabelos. Além disso, ela combate o estresse oxidativo, protegendo contra danos que podem levar à queda de cabelo. Fontes alimentares de vitamina E incluem nozes, sementes de girassol, amêndoas, óleo de gérmen de trigo, carnes, ovos e vegetais de folhas verdes.

Tenha um cronograma capilar

Além da alimentação saudável, ter um cronograma capilar também pode ajudar a recuperar a saúde dos fios e evitar a queda de cabelo. Trata-se de uma rotina de cuidados que consiste em dividir os tratamentos em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Segundo Matheus Laz, cada fase oferece benefícios específicos, como reposição de umidade, fornecimento de nutrientes essenciais e reparação de danos na estrutura capilar.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem