Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dia das Crianças: como incluir a educação financeira na vida dos filhos?
A educação financeira deve fazer parte da formação das crianças - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Dia das Crianças: veja como incluir a educação financeira na vida dos filhos

Você costuma falar sobre dinheiro com o seu filho? No Dia das Crianças, saiba como ensiná-los a economizar desde cedo

A educação financeira é um assunto que os pais devem ter com os filhos desde cedo. E isso é importante não apenas para a economia da família, mas também para as próprias crianças, viu? 

Isso porque, ao aprender sobre finanças ainda na infância, elas crescem mais conscientes em relação ao valor do dinheiro e a necessidade de economizar para atingir um objetivo e/ou manter equilíbrio no orçamento pessoal

Por isso, aproveite que é Dia das Crianças e inclua a educação financeira na rotina dos seus filhos! Abaixo, você confere como realizar essa tarefa de forma tranquila e lúdica:

Ensine os motivos pelos quais realizamos ou não uma compra!

É comum que as crianças entendam o que querem ou não ainda pequenas. Sendo assim, é normal que você passe, por exemplo, numa loja de brinquedos e o seu filho demonstre interesse em um brinquedo mais caro

Em vez de dizer “na volta, nós compramos”, você pode explicar o porquê de não poder comprar aquele brinquedo. Explique o seu motivo, conte qual é o valor e o quanto aquilo representa dentro do seu orçamento. Aproveite o momento e ensine-o sobre a importância de poupar para atingir um objetivo.

Ensine a criança sobre o valor do dinheiro e a importância de poupar
Ensine a criança sobre o valor do dinheiro e a importância de poupar – Foto: Shutterstock

Estimule recompensas para o seu filho

Uma maneira interessante de incluir a educação financeira na rotina do seu filho é dando uma recompensa por fazer atividades corretas. E isso pode acontecer de diversas maneiras, viu?

Assim, seja tirando uma nota boa na escola, realizando tarefas do dia a dia como organizar os brinquedos ou arrumar o quarto, você pode recompensá-lo com um pequeno valor. E com a recompensa, você pode criar metas financeiras ou ainda ensinar o seu filho a investir!

Ensine seu filho a economizar em tarefas diárias

Outra forma de ensinar os pequenos a poupar desde cedo é mostrando a eles como economizar em pequenas atitudes que contribuem com a economia nas contas, como fechar a torneira para escovar os dentes ou ainda apagar as luzes quando não estiver no cômodo.

Apesar de não envolver necessariamente o dinheiro nessa tarefa, você pode mostrá-lo o resultado dessas ações quando chegam as contas no fim do mês. Desta forma, fica mais fácil do seu filho reconhecer como aquela simples atitude ajuda a sobrar mais dinheiro no orçamento doméstico mensal.

E aí, curtiu o assunto? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fonte: especialistas da Fundação Sanepar.

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica