Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo
A inclusão de probióticos na alimentação ajuda a preservar a saúde intestinal dos pets - Foto: Shutterstock

Pets

Saiba a importância de cuidar da saúde intestinal dos pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

A saúde intestinal dos pets é um aspecto que nem sempre é lembrado pelos tutores, mas assim como em seres humanos, a flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo. 

Dizemos que a microbiota intestinal (ou flora intestinal) do pet não está em equilíbrio quando há algo errado com a população de microrganismos que habita o intestino do animalzinho.

“Esse desequilíbrio é chamado de disbiose. Ela ocorre quando há um aumento de bactérias patogênicas ou a diminuição de bactérias benéficas no organismo”, comenta Tais Mota, médica-veterinária e gerente de produtos da Avert Saúde Animal.

Os animais afetados apresentam distúrbios gastrointestinais, como diarreia, constipação, flatulência, dor abdominal e desconforto digestivo. Outros sinais de alerta são:

  • Náuseas: vômitos frequentes ou persistentes podem indicar problemas gastrointestinais, incluindo desequilíbrios na flora intestinal.
  • Apetite desregulado: mudanças repentinas no apetite do pet, seja uma diminuição ou aumento significativo na ingestão de alimentos, podem ser um sinal de que algo não está bem no sistema digestivo.
  • Ruídos intestinais: borbulhos, estalos ou outros sons incomuns provenientes do abdômen do pet podem indicar problemas digestivos, incluindo desequilíbrios na flora intestinal.

De acordo com a médica-veterinária, a disbiose pode ser causada por diversos fatores, como alimentação inadequada, estresse, uso excessivo de antibióticos ou parasitas intestinais.

Cuidados com a saúde intestinal dos pets

Para restaurar o equilíbrio da flora intestinal e promover a saúde intestinal do pet, é importante considerar a inclusão de probióticos na dieta do animal. “Os probióticos são suplementos compostos por microrganismos vivos, como bactérias e leveduras, que ajudam a repovoar e equilibrar a flora intestinal. Eles podem ser encontrados em forma de cápsulas, pó ou até mesmo em alimentos específicos”, indica Tais.

A suplementação contribui para melhorar a saúde intestinal, a digestão, a absorção de nutrientes, fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de distúrbios gastrointestinais. No entanto, antes de iniciar qualquer suplementação, é fundamental consultar o médico-veterinário. 

“Cada animal é único, e um profissional qualificado poderá avaliar as necessidades individuais do pet e recomendar o tratamento mais adequado. Além disso, o profissional pode ajudar a identificar a causa subjacente do desequilíbrio intestinal e fornecer orientações sobre mudanças na dieta e estilo de vida que possam ajudar a promover a saúde digestiva a longo prazo”, finaliza Tais.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem