Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja o que comer e beber no calor para manter a hidratação
Veja o que comer e beber no calor para manter a hidratação - Shutterstock

Receitas

Alimentos e bebidas que vão te ajudar a manter a hidratação no calor

Nutricionista lista as melhores opções de frutas, legumes, verduras e bebidas para manter a hidratação em períodos de altas temperaturas

O calor extremo em diversas áreas do Brasil criou a necessidade de implementar cuidados diferenciados com a saúde. O mais importante, nesse sentido, é beber bastante água e se manter bem hidratado.

De acordo com a Dietary Recommend Intake de 2023, homens de 19 anos ou mais devem ingerir 3,7 litros de água por dia. Por sua vez, mulheres da mesma faixa etária, tem o consumo sugerido de 2,7 litros.

Mas, é possível ir além e apostar também na ingestão de alimentos e bebidas que podem te ajudar na hidratação. Ficou curioso (a) para conhecer? Então confira a lista feita por Silvana Atayde, nutricionista e professora da Universidade São Judas.

Alimentos bons para a hidratação

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem frutas, verduras e legumes com alto percentual de água, alguns até acima de 80%. Entre eles estão alimentos como o abacaxi, o pepino, a abobrinha, a melancia, a laranja, o morango, a goiaba, a amora e a alface.

“Esses alimentos são uma ótima opção para garantir a hidratação nos dias de calor excessivo já que, além de auxiliarem na hidratação, também fornecem nutrientes para manutenção da saúde” explica a especialista.

O vídeo abaixo contém mais alguns exemplos de alimentos que ajudam na hidratação. Confira:

Sugestões de bebidas para se hidratar

Além da água, os sucos naturais também podem te ajudar. Eles ainda fornecem vitaminas e minerais que auxiliam na regulação das funções do organismo. Caso queira apostar nessa possibilidade, Silvana recomenda as seguintes combinações.

  • abacaxi com hortelã;
  • melancia e morango;
  • laranja com acerola;
  • maracujá e limão.

A profissional ainda dá outras dicas para bebidas mais saudáveis e eficientes. “Para o preparo adequado dos sucos é importante a utilização de água potável, filtrada ou mineral, higienização adequada dos utensílios, mãos e alimentos utilizados, evitar acréscimo de excesso de açúcar e consumir logo após o preparo para evitar a diminuição dos nutrientes”, orienta.

As águas saborizadas com frutas também são indicadas, pois não possuem tantas calorias e são ideais para se hidratar. Aliás, elas são a opção perfeita para quem tem dificuldade em tomar água com a frequência adequada.

A água de coco é fortemente indicada, principalmente para quem pratica atividades físicas. Rica em minerais como potássio, magnésio e cálcio, ela auxilia na reposição de líquidos. E por ser natural, não contém aditivos ou açúcares prejudiciais à saúde.

Agora se você sente falta de um refrigerante, também dá para substituí-lo por algo mais saudável: a água gaseificada. Ela vai ter as “bolhinhas” que lembram a bebida e ainda pode conter sais minerais, cálcio, sulfatos, sódio e magnésio.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável