Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde
Veja benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde - Foto: Shutterstock

Receitas

Ora-pro-nóbis: confira 11 benefícios para a saúde

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (PANC) rica em nutrientes essenciais para o organismo. Entre eles estão proteínas, fibras, vitaminas e minerais que contribuem para o nosso bem-estar. 

Para entender as vantagens de incluir a espécie na alimentação, conversamos com o farmacêutico naturopata Jamar Tejada que separou os principais benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde. Confira!

1. Ajuda no emagrecimento e formação de músculos

Por ser rica em fibras ajuda no emagrecimento, formando um tipo de gel no estômago, promovendo a saciedade. Por ser rica em proteína, a ora-pro-nóbis auxilia na função de regeneração e desenvolvimento muscular. 

2. Melhora o funcionamento do intestino

Devido a grande quantidade de fibras que possui, a ora-pro-nóbis ajuda na digestão e melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e tumores intestinais.

3. Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma planta rica em niacina, uma vitamina que tem ação antioxidante, a ora-pro-nóbis melhora as funções e protege as células de defesa contra os danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.

4. Previne a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro, um mineral que é necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, ajudando a prevenir a anemia.

5. Mantém a saúde dos olhos

Por ter ótimas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenóides que têm ação antioxidante e fotoprotetora, a ora-pro-nóbis protege os olhos contra os danos causados raios ultravioletas do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, ajudando a prevenir a catarata e a degeneração macular.

6. Evita o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes como vitamina A e betacaroteno, a ora-pro-nóbis ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, evitando o envelhecimento precoce.

7. Previne a diabetes

A ora-pro-nóbis é rica em fibras, um nutriente que controla os níveis de glicose no sangue, porque diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

8. Diminui o colesterol

A ora-pro-nóbis ajuda a diminuir o colesterol por ser uma planta rica em fibras, nutriente que reduzem a absorção de gorduras a nível intestinal, diminuindo o colesterol sanguíneo.

Além disso, a presença de compostos antioxidantes na ora-pro-nóbis, como fitoesteróis e os esteróides, evitam a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, ajudando, assim, a evitar o surgimento de situações como infarto, aterosclerose e derrame.

9. Anti-inflamatório 

Para a pele age como emoliente, alivia queimaduras e auxilia na cicatrização de feridas e úlceras e na redução do colesterol e diabetes, tendo ação antinociceptiva (que anula ou reduz a percepção e transmissão de estímulos que causam dor).

10. Previne o câncer

Uma mistura de fitoesteróis encontrados na ora-pro-nóbis  inibe o crescimento de células cancerígenas e reduz o tamanho dos tumores e a incidência de câncer de cólon, mama e próstata induzidos por agentes carcinógenos específicos. 

Além disso, esses esteroides, principalmente o β-sitosterol, inibem a proliferação celular e induzem a apoptose (morte celular programada) em linhagem de células de câncer de fígado, próstata, mama e de cólon, assim ora-pro-nobis pode ser coadjuvante no tratamento e prevenção de cânceres.

11. Combate a depressão

Estudos sugerem que não há participação das substâncias ativas na síntese ou liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar –, mas pode haver atuação direta do princípio ativo em seus receptores, ajudando a combater a depressão.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento