Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como montar sua dieta saudável
Veja como montar sua dieta saudável - Shutterstock

Saúde

Alimentos que não podem faltar em uma dieta saudável

Especialista em endocrinologia aponta quais alimentos não podem faltar em uma dieta saudável e explica os motivos para isso

Uma boa alimentação ajuda (e muito) a manter uma boa saúde. Até porque, uma dieta equilibrada e bem pensada pode inclusive prevenir certas doenças e impedir a chegada de transtornos e compulsões alimentares.

De acordo com a Dra. Elaine Dias JK, PHD em endocrinologia pela USP e metabologista, existem algumas regras gerais que podem ser pensadas na hora de pensar em acrescentar ou não certos alimentos à dieta.

“Uma dica para saber se eles são ideais ou não é ter em mente a importância do descascar mais e abrir menos. Ingerir o máximo possível de opções não industrializadas, preferir as que sejam frescas e naturais, evitando, principalmente, as ultras processadas e ricas em gordura trans”, ressalta a especialista.

Além disso, uma alimentação rica em fibras, que são grandes aliadas na hora de diminuir os níveis de açúcar e ainda trazem saciedade, também é recomendável. Tudo aliado a uma ótima hidratação e uma rotina de exercícios físicos, é claro.

Porém, além dessas dicas mais gerais, há alimentos específicos que não podem faltar na dieta do dia a dia, pois aumentam as defesas do organismo e trazem várias vantagens. A seguir, a nutricionista Paola Abreu, da clínica Elaine Dias JK Health & Beauty, lista alguns deles:

Frutas cítricas

Laranja, limão, tangerina e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, conhecida por sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Ela auxilia na produção de células de defesa e estimula os anticorpos, ajudando a combater infecções.

Alho

O alho é um alimento poderoso que possui propriedades antimicrobianas e antivirais. Ele contém compostos, como a alicina, que pode auxiliar no combate às infecções respiratórias comuns, como resfriados e gripes.

Açafrão

Além de delicioso, podendo dar aquele gostinho a mais no arroz ou no frango, o açafrão (ou cúrcuma) ainda faz bem! Ele contém curcumina, um composto ativo com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e reduzindo a inflamação.

Para que a absorção desse composto seja ainda melhor, a recomendação é comer o açafrão com a pimenta-do-reino ou alimentos gordurosos.

Gengibre

Já ouviu falar que gengibre alivia sintomas de resfriados e gripes, como tosse e congestionamento nasal? Pois é verdade. Mas não é só isso. Ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.

Vegetais verde-escuros

Espinafre, couve e brócolis são bem ricos em nutrientes. Eles são fontes de vitaminas A e C, além de minerais, como ferro e zinco, que desempenham um papel importante na função imunológica.

Iogurte probiótico

Ótima notícia para quem curte aquele iogurte de manhã! Ele contém bactérias benéficas que auxiliam na manutenção de um equilíbrio saudável da flora intestinal.

Castanhas e sementes

Amêndoas, nozes e sementes, como chia e linhaça são ricas em vitamina E. São também antioxidantes e fornecem minerais importantes, como zinco e selênio, responsáveis por desempenhar um papel fundamental no sistema imunológico.

Aveia

A aveia possui alta quantidade de fibras, especialmente as beta-glucanas. Além disso, contém vitaminas, minerais e antioxidantes, bons para turbinar a imunidade. Sua ação anti-inflamatória ainda pode ser útil para promover bem-estar.

Proteína animal e vegetal

Tanto no caso das proteínas animais quanto nas vegetais, estão presentes aminoácidos necessários para a produção de células imunológicas e anticorpos. Por isso que uma deficiência de proteínas pode ser muito ruim para o sistema imunológico. Além disso, as proteínas ajudam a regular a resposta inflamatória.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose